Justamente por não ter organizado o torneio em 2021, a Federação Paulista de Futebol (FPF) permitiu que jogadores nascidos a partir de 2001 possam atuar em 2022, ampliando a idade em um ano. Com isso, os torcedores verão novamente um torneio com muitos atletas que já tiveram chance nas equipes principais.
Como na edição anterior, serão 128 times, divididos em 32 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam à fase seguinte. A final será em 25 de janeiro.
Experiência é um dos trunfos para o Atlético
No Atlético, o técnico Marcos Valadares aposta na experiência de jogadores que já atuaram no time principal. São os casos dos armadores Júlio César e Rubens e dos atacantes Felipe Felício, Luiz Felipe e Guilherme Santos.
A equipe vem de boa campanha no Campeonato Brasileiro Sub-20, na qual foi eliminada nas semifinais pelo Internacional, que acabou campeão. A expectativa é que o time se imponha e novamente vá o mais longe possível.
Na primeira fase, o Galo está no Grupo 4, e vai estrear contra Aliança-AL, hoje, às 20h45, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Três dias depois, pega o Andirá, às 17h15. E fecha a participação no dia 8, diante do Linense, donos da casa, às 16h30. Os jogos terão transmissão do SporTV.
"A Copa SP tem algumas peculiaridades. Tem de dar sorte de cair em uma chave em que vá jogar em um campo melhor, cidades que não sejam tão quentes ou mais afastadas. Então, nosso caminho é um pouquinho mais longo até a capital, onde é a final. É um desafio que vamos ter, mas temos de estar preparados se quisermos ganhar a competição. Vamos ter de superar todas as dificuldades para chegar ao título", argumenta Valadares.
Ele destaca que neste início de temporada alguns atletas que poderiam estar no tradicional torneio de base vão começar a preparação para os estaduais. Então, a parte técnica fica um pouco em segundo plano. "O desafio é mesmo a questão física. Então, estar bem mentalmente é fundamental para superar o desgaste", diz o treinador, que cita as equipes que terminaram bem o Brasileiro da categoria como favoritas, incluindo o próprio Atlético, o Internacional, o São Paulo, vice-campeão, e o Flamengo, igualmente eliminado nas semifinais.
Justamente pelo bom desempenho no Brasileiro, ele aponta alguns atletas que podem se destacar na competição. "O Rubens talvez tenha sido o melhor no Brasileiro, Luís Felipe fez muitos gols, nossa linha de defesa sofreu poucos gols. Respeitamos todos os adversários, mas queremos impor nossa força e pensar no título."
OS INSCRITOS
Goleiros: Gabriel Delfim, Cristian, Gabriel Átila, Vinícius
Laterais: Carlos Daniel, Hamilton, Luís Fernando e Thomaz
Zagueiros: Cauê, Hebert, Léo Simoni, Rômulo
Meio-campistas: Caio Mota, Emanuel, Daniel, Gabriel Souza, Júlio César, Rubens, Vitinho, Yan, Alexandre, Vitor Lima
Atacantes: Diego Acosta, Felipe Felício, Guilherme Santos, Kaian, Luiz Filipe, Matheus Araújo
Técnico: Marcos Valadares
Conquista do sub-20 turbina time do Coelho
Embalado pela conquista do Campeonato Mineiro Sub-20 em outubro, o América quer mostrar na edição deste ano da Copa São Paulo de Futebol Júnior o "DNA formador" do qual tanto se orgulha. A equipe está no Grupo 11, com sede em São Carlos, que tem ainda os locais Sãocarlense e São Carlos e o Falcon (SE).
"Do time que jogou a final do Mineiro, só teremos dois jogadores: o goleiro Carlos e o armador Mateus Henrique. Agora, vamos dar oportunidade a outros jogadores. Alguns já jogaram, mas terão chances como titular. Eles estavam dentro do contexto, com minutagem alta e agora entram em novo estágio", afirma o técnico William Batista. "O grande título para nós é que os meninos estejam prontos para o time principal. E as conquistas só acontecem por ter qualidade. Eles são os ativos do clube e o que buscamos durante o ano é mesmo colocar esses meninos em boas condições. Jogadores como Lucas Gabriel e outros têm grande potencial."
Para se dar bem e avançar na competição, de preferência em primeiro lugar na chave, o Coelho aposta na sequência do conhecimento do treinador, que é de Campinas e está acostumado a trabalhar no interior paulista. "Desde que assumi, há 15 meses, aposto na consistência da nossa equipe, mesmo com mudanças constantes", argumenta.
Para chegar lá, é preciso vencer as dificuldades típicas da base. "A Copa é um torneio muito particular, pois tem equipes que vão com força máxima, outras desfalcadas pelos estaduais, e aquelas que primam pela força física. O importante é a gente ser consistente, com boa mentalidade, que esteja preparada tecnicamente. E a parte física também faz muita diferença, são muitos jogos seguidos em curto espaço de tempo", diz o treinador.
O América estreia amanhã, contra o Falcon-SE. Três dias depois, pega o São Carlos e no dia 9, o Sãocarlense. Todos os jogos serão às 19h15, com transmissão da Eleven Sports/Paulistão Play.
OS INSCRITOS
Goleiros: Carlos, Cássio, Eduardo e Lucas Marques
Laterais: Arthur, Lucas Gabriel, Carlos Junio, Jurandir e Matheus Schultz
Zagueiros: Gustavo Marques, Heitor, Júlio, Pedro Michanoski e Rodolfo Moisés
Meio-campistas: Kanté, Kevyn, Paulinho, Vinícius, Diogo, Igor Henrique, Kauã, Mateus Henrique, Mateus Pan, Rodriguinho e Theo
Atacantes: Adyson, Ighor Gabriel, Kawê, Marquinhos e Renato Marques
Técnico: William Batista
Cruzeiro faz suas apostas na renovação
Com o clube passando por transição para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro chega à edição 2022 da Copa São Paulo mudado e sob grande dúvidas quanto ao futuro no clube. O técnico Mário Henrique, que era do sub-17, assumiu em 30 de novembro no lugar de Paulo Ricardo Castro, que estava no cargo desde 2021 e foi demitido depois de ficar em 10º lugar na primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria e perder a final do Mineiro para o América.
Apesar do clima de insegurança, a promessa é de entrega total para fazer bom papel na tradicional Copinha. E conta com jogadores com passagens pela equipe principal, como os zagueiros Paulo e Weverton, o lateral-esquerdo Kaiki e os atacantes Riquelmo e Vítor Roque. A Raposa ainda terá o meia Vitinho, que esteve emprestado às categorias de base do Palmeiras de 2019 a 2021.
O também atacante Vítor Leque, destaque da equipe na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, é um dos inscritos. Porém, não integrará a delegação, devendo se apresentar ao time principal na terça-feira, na Toca da Raposa II.
Ele não reclama de ter voltado para a base. Ao contrário, pois espera que a chegada do craque Ronaldo ao controle do futebol poderá significar mais chances para os pratas da casa, uma vez que será preciso obter retorno técnico e financeiro com os atletas formados na Toquinha.
"A gente não pode ter dúvida. O Ronaldo é um ídolo de todos nós, foi criado na Toca I como a gente e é legal demais a volta dele. Está divulgando o Cruzeiro para o mundo inteiro. E a gente espera que dê tudo certo, que as coisas caminharão da melhor forma para todos", argumenta o defensor.
O lateral-direito Geovane também comentou a preparação para a disputa. "A preparação tem sido intensa. A Copa SP é uma competição curta e sabemos que a entrega da equipe e a atenção durante os 90 minutos serão fundamentais pra conquistarmos a classificação e avançarmos de fase. Estamos focados e faremos de tudo para buscar o segundo título da Copa para o Cruzeiro", disse.
O lateral-direito Geovane também comentou a preparação para a disputa. "A preparação tem sido intensa. A Copa SP é uma competição curta e sabemos que a entrega da equipe e a atenção durante os 90 minutos serão fundamentais pra conquistarmos a classificação e avançarmos de fase. Estamos focados e faremos de tudo para buscar o segundo título da Copa para o Cruzeiro", disse.
A Raposa está no Grupo 20, com sede em Itapira e jogos no Estádio Coronel Francisco Vieira. A estreia será diante do Palmas-TO, na quarta-feira, às 19h30. Três dias depois, o time celeste vai encarar o Retrô-PE, às 14h. Já dia 11, enfrenta o local Itapirense, às 11h. Todos os jogos da equipe celeste serão transmitidos pelo SporTV.
OS INSCRITOS
Goleiros: Denivys, Ezequiel e Rodrigo Bazílio
Laterais: Geovane (LD), Riquelmy (LD), Kaiki (LE) e Bolívia (LE)
Zagueiros: Alysson, Matheus Vieira, Paulo, Nardoci e Weverton
Meio-campistas: Andrey, Breno, Miticov, Ageu, Edgar, Henrique, Marcos Vinícius, Daniel Júnior, Victor Diniz e Vitinho
Atacantes: Juninho, Alex Matos, Igor Lemos, Queiroz, Riquelmo, Paulinho, Vítor Roque e Vítor Leque (*)
Técnico: Mário Henrique
(*) Está inscrito, mas não viajará com a delegação