O 'Clássico das Multidões' deste domingo (7), às 16h, proporcionará um reencontro no Mineirão, em Belo Horizonte. Pela primeira vez, os argentinos Matías Zaracho, do Atlético, e Mauro Zárate, do América, se enfrentarão em uma partida pelo futebol brasileiro. O duelo será válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
'Hermanos', Zaracho e Zárate brigam por objetivos distintos no Brasileirão. Enquanto o jovem meio-campista do Galo busca ajudar a equipe a encerrar um jejum de 49 anos sem conquistar o torneio, o experiente atacante quer auxiliar o Coelho a selar a permanência na elite e, posteriormente, lutar por uma vaga em uma competição internacional - o que seria um feito inédito na história do clube.
No futebol argentino, os atletas se enfrentaram em duas oportunidades - ambas pelo Campeonato Argentino. Os encontros ocorreram enquanto Zaracho defendia o Racing, seu único clube antes do Atlético, e Zárate defendia o Boca Juniors. Relembre, a seguir, como foram os confrontos.
Expulsão e empate heróico
No primeiro duelo entre os argentinos, em 7 de outubro de 2018, houve empate emocionante no Estádio 'El Cilindro' - casa do Racing em Buenos Aires. O atacante Lisandro López, com dois tentos, abriu 2 a 0 para os mandantes, que venciam confortavelmente até os 37 minutos da segunda etapa.
Aos 35 minutos, Zárate saiu do banco. Dois minutos depois, Ramón Ábila, atacante ex-Cruzeiro, marcou o gol do 'desconto' para o Boca. Logo em seguida, Zaracho foi expulso por ter recebido o segundo cartão amarelo. Aos 42 minutos, Sebastian Villa marcou o gol da igualdade do Boca e selou um empate 'de tirar o fôlego'.
Naquela temporada, o Racing se sagrou campeão argentino pela 18ª vez, com 57 pontos em 25 jogos. O Boca, por sua vez, terminou a Superliga Argentina na 3ª posição, com 51 pontos, e garantiu vaga na Copa Libertadores da temporada seguinte.
Gol decisivo e triunfo na Bombonera
Na ocasião, pela 10ª rodada do Argentino, Zaracho marcou, aos 27 minutos da primeira etapa, o gol que deu números finais ao confronto. Esta foi uma das três derrotas do Boca naquela edição da Superliga, quando os 'xeneizes' viriam a se sagrar campeões pela 34ª vez.
O Racing, por sua vez, terminou a temporada na 4ª colocação, garantindo vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte.
Reencontro adiado
Outro reencontro entre 'hermanos' no Mineirão, no entanto, foi adiado. O meio-campista Nacho Fernández, ídolo do River Plate e hoje jogador do Atlético, também atuou contra Mauro Zárate no futebol argentino.
O meia do Galo está suspenso e não poderá defender as cores alvinegras contra o Coelho. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória atleticana por 2 a 1 sobre o Grêmio na quarta-feira (3), no Mineirão.
Sem Nacho, o Atlético aposta no poder de infiltração e na dedicação defensiva de Zaracho para triunfar diante do América. Por sua vez, o Alviverde espera que a qualidade técnica e a experiência de Zárate façam a diferença. Embalados e com as melhores campanhas do returno do Brasileirão, Galo (líder, com 62 pontos) e Coelho (10° colocado, com 38) prometem um grande clássico no Gigante da Pampulha.