A Prefeitura de BH vai ampliar de 30% para 40% a ocupação máxima dos estádios de futebol a partir desta sexta-feira (15/10). Ao mesmo tempo, o torcedor que completou o esquema vacinal não precisará mais apresentar o teste negativo para COVID-19 para ver os jogos, apenas o comprovante de imunização.
Quem ainda não tomou as duas doses ou a vacina da Janssen (de desempenho único) continua obrigado a apresentar o teste negativo.
Outra mudança acontece nos bares e restaurantes. De acordo com a prefeitura, não haverá mais restrição de horário. Além disso, o distanciamento entre os presentes será diminuído.
Estou saindo agora de uma reunião com o Prefeito @alexandrekalil na qual ficou definida a desobrigação dos testes de COVID nos eventos e nos jogos de futebol para quem já tomou as duas doses ou a dose única da vacina.
%u2014 Léo Burguês (@LeoBurgues) October 14, 2021
“O secretário André (Reis, Planejamento, Orçamento e Gestão) já está redigindo. Na sexta-feira agora vai sair o decreto. É o momento realmente de a gente fazer a famosa retomada econômica. Os indicadores estão bons e estamos com uma parcela boa da população já imunizada”, afirmou o vereador Léo Burguês de Castro (PSL), líder do governo Kalil na Câmara, ao Superesportes.
Além de André Reis e Léo Burguês, a reunião desta quinta (14/10) teve a presença do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e do prefeito Alexandre Kalil (PSD).
O próprio chefe do Executivo municipal anunciou a medida aos presentes.
Atualmente, BH está com os três indicadores da COVID-19 na zona de controle (ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria e a transmissão do novo coronavírus).
A cidade registra 81,9% do seu público-alvo da campanha de vacinação imunizado com ao menos uma dose. Ao mesmo tempo, 55,7% do mesmo grupo completou o esquema vacinal.
Quantos torcedores a mais?
No Mineirão, onde o Atlético tem mandado seus jogos, o público máximo sai de 18.567 (30%) para 24.756 (40%), já que a lotação total do estádio é de 61.890 torcedores. Um acréscimo de 6.189 entradas.
Já no Independência, onde Cruzeiro e América têm se apresentado, o total de cadeiras liberadas aumenta de 6.840 para 9.120, uma vez que a lotação é de 22.800 torcedores. São mais 2.280 ingressos à venda.