2

Uberabão recebe melhorias para estreia do Zebu na 2ª Divisão do Mineiro

Adequações foram feitas no gramado e na estrutura física do estádio. Jogo contra a Sociedade Esportiva Patrocinense não terá presença de público no sábado

14/09/2021 19:17 / atualizado em 22/11/2021 20:47
compartilhe
Gramado do Uberabão foi tratado e estrutura física recebeu manutenção
foto: Prefeitura de Uberaba / Divulgação

Gramado do Uberabão foi tratado e estrutura física recebeu manutenção


O estádio Engenheiro João Guido, o Uberabão, está preparado para receber para a primeira partida do Uberaba Sport Club, em casa, contra a Sociedade Esportiva Patrocinense no próximo sábado (18/9) às 15h, pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A equipe colorada busca se reabilitar no campeonato após a derrota por 3 a 0 para o Araxá Esporte na estreia da competição, no último fim de semana.
 
Para o jogo não está prevista a liberação de público devido ao atual decreto vigente em Uberaba (nº 674), onde está proibido a presença de torcedores em todas as atividades esportivas coletivas.
 
No entanto, o estádio do Zebu passou por adequações para receber o confronto contra a equipe de Patrocínio, e os demais jogos da Terceirona.

 
Gramado e traves

 
No local, foram encontrados e retirados 36 formigueiros. A equipe de manutenção da Fundação de Esporte e Lazer (Funel) realizou também a recuperação e tratamento do gramado.
 
“Para essa ação, contamos com o apoio dos técnicos da Secretaria de Agronegócio (Sagri), que coletaram uma amostra do gramado e analisaram. Após o diagnóstico, foi elaborado um programa com adubação e irrigação corretas”, explicou o presidente da Funel, Edgard Silva Júnior.
 
O gramado do Uberabão ainda receberá a última poda na quarta-feira (15/9).  De acordo com o administrador do estádio, Jamilton Souza, essa ação dará ao campo as melhores condições para a partida.
 
“Estamos em uma época de seca e, apesar de seguirmos meticulosamente todas as orientações dos técnicos da Sagri, não tem como o gramado não sentir. Com essa poda, entregaremos ao Colorado as melhores condições possíveis para a partida”, explicou.
 
A fundação realizou, ainda, a adequação das traves às normas impostas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A irregularidade foi descoberta em vistoria realizada em julho pela FMF para aprovação do estádio como uma das sedes do Campeonato Mineiro. Na oportunidade, o responsável pelo Departamento de Estádios da FMF, Hilário Felix dos Santos Júnior, constatou que as balizas estavam fora do tamanho oficial, com oito centímetros a menos de altura.
 
Gramado do Uberabão foi tratado e estrutura física recebeu manutenção
foto: Prefeitura de Uberaba / Divulgação

Gramado do Uberabão foi tratado e estrutura física recebeu manutenção


Limpeza e manutenção


No campo foi feito um trabalho de paisagismo, e as saídas dos túneis e bancos de reserva receberam limpeza e pintura nova.
 
As arquibancadas foram limpas. A parte elétrica passou por revisão, inclusive a iluminação do campo. Foi instalada também uma nova iluminação nos túneis e nas cabines de imprensa, além da colocação de lâmpadas de emergência e lixeiras de coleta seletiva no anel superior.
 
Os chuveiros elétricos danificados dos vestiários foram substituídos e o espaço recebeu limpeza e nova pintura.
 
“Realizamos também a manutenção dos extintores de incêndio e o carrinho da maca recebeu bateria nova, manutenção e limpeza”, pontuou o administrador do estádio, Jamilton Souza.


Protocolos sanitários

 
Para os protocolos sanitários contra a COVID-19 para a partida, o município seguirá  as normas determinadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
 
O acesso aos vestiários, zona mista e campo de jogo será limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio, atletas e comissões técnicas de ambas as equipes, além da arbitragem, delegado e representante da FMF.
 
Será obrigatório o distanciamento e o uso de máscaras por todas as pessoas que tiverem o acesso permitido ao estádio durante todo o período de permanência no local.
 
Haverá disponibilização de frascos dispensadores de álcool gel por todo estádio, além de sinalização explicativa sobre as medidas de proteção a serem tomadas (higiene, uso obrigatório de máscaras, distanciamento, proibição de contato físico etc).
 
Todos os ambientes serão higienizados e desinfectados previamente à chegada dos membros das delegações. 
 
“Fizemos uma força-tarefa para deixar o Uberabão em condições de receber os jogos do Uberaba Sport, de receber com dignidade jogadores, arbitragem, imprensa e até mesmo o público, caso seja liberado pelo Comitê de Enfrentamento da COVID. Mas o estádio precisa de um projeto mais amplo, tanto de reforma como de finalidade. E é nisso que estamos trabalhando agora”, finalizou o presidente da Funel, Edgard Silva.

Compartilhe