O árbitro da finalíssima do Campeonato Mineiro, Felipe Fernandes de Lima, relatou na súmula que foi xingado e chamado de ‘safado’ pelo volante Sabino, do América, ao final do clássico com o Atlético, no Mineirão. A ira do meio-campista americano foi motivada pela não marcação de um pênalti, aos 47 do segundo tempo, de Igor Rabello sobre o zagueiro Eduardo Bauermann. Um gol àquela altura daria o título ao Coelho. Mas, com o empate por 0 a 0, quem ficou com a taça foi o Galo.
Em bola alçada na área, Bauermanm subiu na tentativa de cabecear e recebeu um empurrão de Igor Rabello. O árbitro Felipe Fernandes de Lima não marcou a penalidade e não foi à cabine do VAR para tirar a dúvida sobre o lance. Houve apenas comunicação de áudio dele com o árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira.
Sabino, que estava no banco de reservas, foi advertido com cartão amarelo aos 49 do segundo tempo por contestar a decisão do árbitro de não marcar a penalidade. Em seguida, aos 50, recebeu o cartão vermelho direto por proferir xingamentos.
“Expulsei com cartão vermelho direto o atleta de número 17, sr. Mateus William Sabino Silva, da equipe do América, por protestar de forma desrespeitosa das decisões da arbitragem com os seguintes dizeres: ‘Vai olhar o VAR, seu safado, foi pênalti claro. Vai tomar no ..., você tá de sacanagem”, relatou Felipe Fernandes de Lima.
Ao fim da partida, segundo o relato feito na súmula, Sabino invadiu o campo e, com dedo em riste, voltou a fazer agressões verbais ao árbitro. “Você acabou com nosso campeonato, você é safado. Vai tomar no… seu filho da …”. Felipe Fernandes de Lima registrou ainda que o meio-campista do América foi contido por seguranças.
Não marcação do pênalti para o América gerou muitas reclamações no fim do clássico - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Registro de parte da súmula do clássico de sábado - Foto: Reprodução