Mesmo com a queda para a Série B no fim de 2019 e a natural desvalorização da sua marca no mercado, o Cruzeiro superou o rival Atlético em receitas com patrocínio no exercício 2020. Os balanços contábeis mostram que a Raposa arrecadou R$ 33,753 milhões em 2020, contra R$ 20,57 milhões do Galo. O clube celeste faturou 40% a mais nesse quesito.
Clubes que mais arrecadaram com patrocínio em 2020
No ranking nacional feito pelo site Sports Value (veja na galeria acima, com números arredondados), o Cruzeiro ficou atrás apenas de Palmeiras, Flamengo e Corinthians.
Curiosamente, em seu primeiro ano na segunda divisão, o Cruzeiro melhorou sua captação em relação ao ano de 2019, quando havia faturado R$ 27,34 milhões com patrocínios.
O Atlético, por sua vez, teve R$ 22,281 milhões de receitas com patrocínio e marketing em 2019 e viu seus números caírem ainda mais ano passado.
Bilheteria
No quesito ‘bilheteria’, o Cruzeiro também levou vantagem em relação ao rival no período em que os estádios ainda estavam com portões abertos, entre janeiro e a primeira quinzena de março de 2020.
Nesse curto intervalo, a gestão celeste embolsou R$1,042 milhão. O Atlético, por sua vez, teve receita de R$ 692 mil.
No ano anterior, o Cruzeiro já havia ficado à frente do Atlético em arrecadação com bilheteria: R$18,516 milhões a R$ 16,836 milhões.