Com 'Marinho', Uberlândia mira as semifinais do Campeonato Mineiro
Campeão da última edição do Troféu Inconfidência, clube do Triângulo Mineiro quer chegar mais longe no estadual; elenco conta com 'sósia' do craque do Santos
Lucas Bretas
Uberlândia quer chegar mais longe no Campeonato Mineiro - Foto: Giovanni Mendes/Uberlândia
O Uberlândia Esporte Clube, 6° colocado do Campeonato Mineiro e campeão do Troféu Inconfidência de 2020, integra novamente a elite do estadual. O primeiro rival do Cruzeiro na temporada mira alto e quer chegar às semifinais para fazer história na competição.
Em entrevista ao Superesportes, Rênio Carlos Garcia, presidente do Uberlândia, falou sobre os objetivos do clube em 2021.
“Nossa expectativa para o Campeonato Mineiro 2021 é a melhor, dentro das possibilidades; levando em conta a pandemia, a ausência de público, uma nova gestão, onde temos pela frente a reestruturação do clube”.
“Dentro da disputa, a gente entra para buscar a semifinal. É o mínimo que a gente quer. Buscamos estar entre os quatro do campeonato e, consequentemente, uma vaga na Série D, no mínimo, já que a gente busca a Série C esse ano, e a Copa do Brasil”, completou à reportagem.
O Uberlândia apresentou três reforços para a temporada 2021. Foram eles: o goleiro Marcão, e os atacantes Wandinho e Marinho.
Marcão, de 28 anos, foi campeão da última edição da Série C do Campeonato Brasileiro com o Vila Nova-GO. Por sua vez, Marinho (que leva o apelido pela semelhança física com o atacante do Santos) teve passagens pelas categorias de base do Flamengo e do Fluminense. Em 2020, o atacante defendeu as cores do Rio Branco-ES.
Davi Rodrigues foi apelidado de Marinho por sua semelhança com o craque do Santos - Foto: Montagem com imagens de Divulgação/Instagram
Na apresentação do elenco, em janeiro, Rênio Garcia declarou: “Montamos um time dentro do conceito de trabalho elaborado pelo Departamento de Futebol, com jogadores jovens, mas com experiência de jogo e vontade de vencer, alinhado a um orçamento afetado pela ausência de público nos jogos e as dívidas deixadas pela gestão anterior. O Uberlândia é uma vitrine e isso atrai muitos profissionais que buscam esse salto na carreira e vamos dar todo suporte para que desempenhem bem seus papéis em campo”.
Altamir Júnior, diretor de futebol do clube, também falou sobre a metodologia de contratações do clube: “Foi um processo que começou logo após a definição de chapa única nas eleições do clube, em setembro, onde fomos analisando mais de 100 partidas das séries B, C e D do Brasileiro e observando mais de 2 mil jogadores. Foi um trabalho minucioso para encontrar profissionais que atendessem nossa filosofia”.
Preparação para o Mineiro
O Uberlândia deu início à pré-temporada no dia 18 de janeiro e, desde então, já realizou três amistosos. Venceu o XV de Agosto por 10 a 0, perdeu para o Sertãozinho por 1 a 0 e, por fim, superou o Comercial-SP por 1 a 0.
No último sábado (20), a equipe foi derrotada pelo Tombense, por 2 a 0, na Recopa Mineira - torneio de jogo único entre a melhor campanha do interior na primeira fase do Mineiro e o campeão do Troféu Inconfidência.
Quem está à frente do projeto do Verdão é o técnico Tuca Guimarães, de 47 anos. Ele assumiu o comando da equipe em janeiro, com a posse da nova diretoria. No futebol profissional desde 2010, Tuca teve passagens pelo Figueirense, Noroeste-SP, Boa Esporte, Linense-SP, Portuguesa e Nacional-SP (onde foi campeão da Série A3 do Paulista).
O Uberlândia estreia no Campeonato Mineiro diante do Cruzeiro, neste sábado (27), às 16h30. A partida será realizada no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Veja as principais contratações dos clubes para o Campeonato Mineiro 2021