A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou, na tarde desta segunda-feira (14), a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2021, junto aos clubes participantes. O início da competição está previsto para o dia 28 de fevereiro - quatro dias após a 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro -, com a grande final marcada para 23 de maio.
Saiba mais
A data de início pode forçar o Atlético a disputar a fase de classificação com o time de transição ou jogadores das categorias de base, dada a proximidade com o encerramento do Brasileirão. Por outro lado, América e Cruzeiro, que finalizam suas campanhas na Série B em janeiro, poderão dar férias aos elencos principais antes do Estadual. No entanto, ambos também terão a preparação prejudicada.
O Mineiro seguirá com o formato de 2020. A primeira fase contará com 11 rodadas em que todos os clubes se enfrentam. Ao fim desses jogos, os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais.
O Troféu Inconfidência será disputado nas mesmas datas das semifinais e finais com os clubes que terminarem a primeira fase entre o 5º e o 8º lugares.
O VAR (árbitro de vídeo) continuará sendo utilizado nas semifinais e finais, e os estádios deverão ser homologados até a última rodada da fase classificatória.
A temporada 2021 não terá limite mínimo de capacidade dos estádios para fases decisivas. Em caso de liberação da presença de público, os ingressos terão valor mínimo de R$ 10. Também não haverá limite para inscrição de atletas. Apesar disso, um jogador não poderá atuar por duas equipes durante o campeonato. As inscrições podem ser feitas no Boletim Informativo Diário (BID) até o último dia útil anterior a cada partida.
Todos os treinadores dos clubes participantes deverão possuir licença da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Recopa 2020, adiada devido à pandemia do coronavírus, será realizada posteriormente. A nova data será definida em conjunto com Tombense e Uberlândia, postulantes ao título.
Veja os participantes do Campeonato Mineiro de 2021:
América
Athletic Club
Atlético
Boa Esporte
Caldense
Coimbra
Cruzeiro
Patrocinense
Pouso Alegre
Tombense
Uberlândia
URT
Rebaixados ao Módulo II: Tupynambás e Villa Nova
O Pouso Alegre, campeão do Módulo II de 2020, está de volta à primeira divisão do Campeonato Mineiro após 28 anos. O outro clube a conquistar o acesso foi o Athletic, de São João del Rei. A equipe também está de volta, 51 anos após sua única participação na elite.