Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Liderança, classificação e rebaixamento: o que está em jogo na 11ª rodada do Mineiro

Seis partidas movimentam rodada de encerramento da primeira fase

Rafael Arruda
Promessa de emoções na última rodada da primeira fase do Mineiro - Foto: Mineirão/Divulgação
Seis jogos simultâneos esta quarta-feira, às 21h30, encerram a primeira fase do Campeonato Mineiro 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as partidas acontecem sem a presença de público nos estádios. A 11ª rodada envolve disputa pelo primeiro lugar, briga por classificação às semifinais e luta contra o rebaixamento ao Módulo II.



Bicampeão consecutivo em 2018 e 2019, o Cruzeiro precisa de um placar elástico no confronto direto com a Caldense para passar às semifinais. As equipes medem forças no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. O time da capital é o quinto colocado, com 17 pontos e cinco gols de saldo. Já a Veterana aparece em terceiro, com 20 pontos e saldo positivo de dez.

A tarefa não será fácil, pois a Caldense está invicta dentro de seus domínios, com quatro vitórias e um empate (86,66%), e sofreu gols apenas no empate por 2 a 2 diante do Patrocinense, pela sétima rodada. Por outro lado, o Cruzeiro se inspira na façanha obtida no Supercampeonato Mineiro de 2002, quando conquistou o título ao tirar uma diferença de cinco gols de saldo em relação ao adversário.

No Mineirão, o quarto colocado Atlético, com 19 pontos, depende de vitória simples sobre o sétimo Patrocinense (12) para avançar às semifinais. Em caso de tropeço (empate ou derrota), precisará secar o Cruzeiro contra a Caldense. Uma eventual queda na primeira fase frustraria os planos do alvinegro, que contou com apoio do empresário Rubens Menin, dono da construtora MRV, para investir mais de R$ 85 milhões em contratações nos quatro meses de paralisação do futebol devido à COVID-19.



Recordista com 44 títulos, o Galo pode até ser o segundo na fase inicial do Mineiro, desde que vença o Patrocinense, em BH, e o vice-líder América (22) perca para a oitava URT (11), fora de casa. Mas o Coelho, já assegurado nas semifinais, está de olho na primeira posição. Para isso, terá de triunfar no Zama Maciel, em Patos de Minas, e torcer por empate ou revés do líder Tombense (23) ante o sexto Uberlândia (14), no Almeidão, em Tombos.

No Castor Cifuentes, em Nova Lima, o jogo entre Villa Nova e Coimbra agita a batalha pela permanência na elite do futebol mineiro. Penúltimo colocado, com quatro pontos, o Leão do Bonfim tem de ganhar por qualquer placar, já que superaria o adversário no número de vitórias, principal critério de desempate da competição. Por sua vez, o clube patrocinado pelo banco BMG (10º, com 7) conta com a vantagem de atuar pelo empate.

O único duelo da 11ª rodada sem grandes perspectivas é entre o nono Boa Esporte (11) e o lanterna Tupynambás (3) - já rebaixado ao Módulo II 2021. No caso da equipe de Varginha, que jogará em sua cidade, no Estádio Melão, existe a possibilidade de participar do Troféu Inconfidência, minitorneio que contará com as presenças do quinto ao oitavo colocado.



As semifinais do Mineiro 2020 ocorrerão nos dias 2 (domingo) e 5 (quarta) de agosto. Já os embates de ida e volta da decisão serão definidos na quinta-feira da próxima semana (6/8), mediante reunião entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e os clubes classificados. Em ambos os mata-matas, o time mais bem qualificado na fase prévia poderá jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Onde assistir aos jogos da 11ª rodada do Mineiro?


Caldense x Cruzeiro - Globo e Premiere FC

Atlético x Patrocinense - Premiere FC

URT x América - Premiere FC

Tombense x Uberlândia - Globoesporte.com

Villa Nova x Coimbra - sem transmissão

Boa x Tupynambás - sem transmissão