Em contato com o Superesportes, o diretor de competições da Federação Mineira de Futebol, Leonardo Barbosa, afirmou que a intenção é retomar o Campeonato Mineiro na quarta-feira, 8 de abril, e encerrar a primeira fase provavelmente no domingo, 12, definindo assim os classificados às semifinais e os rebaixados ao Módulo II. O torneio foi paralisado antes da 10ª rodada, inicialmente prevista para os dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de março.
“Nosso planejamento hoje é voltar no dia 8 de abril. Se isso for possível, conseguimos completar a primeira fase na quarta e no domingo. E a fase final tenho a possibilidade de prolongar, porque as equipes que disputam semifinal e final terão espaço no calendário. Ainda temos gordura, estamos num cenário razoável. Porém, se houver uma proporção maior (da paralisação), precisaremos encontrar solução para todo mundo”.
Uma das possibilidades que a FMF considera é agendar algum mata-mata para datas da Copa Libertadores, da qual nenhum clube mineiro é participante. Já o Troféu Inconfidência, disputado por times que terminarem do quinto ao oitavo lugar, pode ser cancelado, a depender dos interesses de quem estiver envolvido no torneio.
Leonardo Barbosa ressaltou que a data 8 de abril foi colocada apenas como referência para a programação das equipes, podendo as autoridades, nos próximos dias, ordenarem a manutenção da interrupção. “Recomendamos aos representantes se organizarem para solicitar o retorno dos jogadores no fim de março, mas isso pode ser alterado se o Governo determinar a ampliação da paralisação”.
Apesar dos empecilhos enfrentados, a Federação não cogita a hipótese de cancelar o Campeonato Mineiro ou adiar as fases finais para 2021. “Nunca pensamos em empurrar para o ano que vem. Acreditamos que terminaremos a competição normalmente em 2020”, garantiu Barbosa. A entidade também deve tomar medidas para prestar auxílio aos clubes do interior que porventura necessitarem prolongar contratos de seus jogadores.
No momento, o Mineiro 2020 tem o América como líder, com 21 pontos, seguido por Tombense, 19; Atlético, 18; e Caldense, 17. O Cruzeiro é o quinto, com 14. Abaixo aparecem Patrocinense, 12; Uberlândia, 11; URT, 11; Boa, 8; e Coimbra, 7. Estão na zona de rebaixamento Villa Nova, com 4, e Tupynambás, que soma apenas 3.
Os quatro mais bem colocados da primeira fase do estadual avançam às semifinais, que acontecerão em duelos de ida e volta. O time de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, além de fazer a segunda partida em seu estádio. A mesma regra será aplicada na decisão.
10ª rodada do Campeonato Mineiro
Tupynambás x Caldense
Cruzeiro x URT
Coimbra x Tombense
Uberlândia x Villa Nova
América x Atlético
Patrocinense x Boa
11ª rodada do Campeonato Mineiro
Tombense x Uberlândia
Caldense x Cruzeiro
Boa x Tupynambás
Atlético x Patrocinense
URT x América
Villa Nova x Coimbra