O Mineirão dá início ao terceiro ano do movimento Repense, capitaneado pelas colaboradoras do Gigante da Pampulha para repensar a presença feminina nos estádios de futebol. Com um calendário contínuo de ações previstas para os próximos 10 meses, o Repense 2020 terá como pontapé inicial o lançamento de um vídeo produzido, pelas funcionárias do estádio, especialmente para o Dia Internacional da Mulher.
Este projeto retrata o avanços do Mineirão em prol do direito das mulheres e ressalta as expectativas e os próximos passos dessa jornada que está só no começo. Marina Magalhães, membro da equipe de comunicação do Mineirão, reforça a importância da campanha para fomentar a presença do público feminino nos estádios.
“Queremos reforçar e promover a importância da segurança e do respeito para com a população feminina, seja no universo do futebol ou em outros eventos, nas diferentes modalidades esportivas ou em todo e qualquer lugar. Dar voz a esse movimento promove a compreensão de temas profundos e necessários para a evolução da sociedade e para reforçar o espaço da mulher”, afirmou.
Ao longo do mês de março, o estádio realizará quatro edições do Mineirão Chat, projeto de workshops e sessões de talks produzidas pelo Gigante da Pampulha, com a presença de mulheres de destaque em diferentes áreas de atuação. O objetivo é gerar diálogos relevantes sobre temas relativos à presença da mulher em ambientes conhecidos como masculinos, equidade de gênero, entre outros assuntos pertinentes à causa feminina.
Entre os títulos das sessões estarão “Barreiras do futebol feminino”, “O jornalismo esportivo por mulheres” e “Mulheres na produção de eventos”. Todas as conversas serão abertas ao público, que poderá se inscrever por meio do link. https://bit.ly/repensemineirao
No segundo semestre acontecerá uma nova edição do Esplana, evento lançado em 2019, e que, neste ano, vai homenagear Mulheres Marcantes. A ação, em parceria com o Cura e com o Museu de Rua, contará com artistas mulheres, vindas de todo o País, convidadas para reproduzir personalidades do universo feminino em pinturas e grafites nos muros da Esplanada. O evento terá, também, uma roda de discussão com influenciadoras, formadoras de opinião e mulheres de destaque.
Neste ano ainda, o Museu Brasileiro do futebol receberá uma sala totalmente dedicada ao futebol feminino, os grandes nomes do esporte e as maiores conquistas. Durante todo o mês, o MBF terá uma programação especial e, em todos os sábados, haverá visitas temáticas acompanhadas por jogadoras e diferentes mulheres especialistas em futebol.