Superesportes

CONFRONTO

Torcida do Atlético invade setor do Cruzeiro, e Mineirão vira praça de guerra; veja vídeos

Provocações viraram briga, que envolveu invasão de setor, bombas de efeito moral e gás de pimenta

João Vitor Marques Renan Damasceno Tiago Mattar
Vídeos e fotos de Renan Damasceno, Tiago Mattar, Alexandre Guzanshe, Ramon Lisboa e Gladyston Rodrigues


O Mineirão virou praça de guerra entre torcedores após o empate por 0 a 0 entre Cruzeiro e Atlético, na tarde deste domingo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cruzeirenses e atleticanos se enfrentaram em confusão que envolveu invasão de setor, quebra de cadeiras, bombas de efeito moral e gás de pimenta. Veja nos vídeos ao longo da matéria.





Os vídeos não aparecem para você? Clique aqui para vê-los!

A confusão se iniciou pouco depois de o jogo acabar, por volta das 18h. Torcedores de Atlético e Cruzeiro começaram a se provocar com cânticos.

Em dado momento, um torcedor do Cruzeiro, instalado em um dos camarotes, atirou uma garrafa nos atleticanos.

Atleticanos, então, invadiram o setor Mineirão Tribuna e camarotes destinados originalmente a cruzeirenses. Para isso, entraram em confronto com seguranças privados do estádio.

Quando a invasão se consumou, torcedores do Cruzeiro responderam e também partiram para o confronto. Foi aí que o Mineirão virou praça de guerra.

Torcedores do Atlético que ocupavam a parte superior da arquibancada do Mineirão quebraram cadeiras e as arremessaram para baixo. Copos também foram lançados.


Em número pequeno, policiais militares, que demoraram a chegar, interviram com tiros para o alto, bombas de efeito moral e muito gás de pimenta. A correria, então, se intensificou.

Torcedores partiram em direção à área interna de camarotes. O gás de pimenta chegou aos corredores do Mineirão e às regiões de aglomeração de pessoas, onde muitos passaram mal e precisaram ser atendidos em ambulâncias.

Leia também: Mineirão teve déficit de seguranças no clássico, que terminou em confusão
Depois, a confusão seguiu generalizada no estacionamento, próximo dos camarotes e do vestiário do Cruzeiro.

Segundo a Minas Arena, que administra o Mineirão, 580 profissionais da empresa privada Esquadra estavam escalados para fazer a segurança do clássico. Aproximadamente 130, porém, não foram ao trabalho por diversos motivos, entre eles o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado durante a tarde deste domingo.



responsabilidade da segurança interna do Mineirão é da empresa privada. O Batalhão de Choque da Polícia Militar só intervém em caso de confronto, como ocorreu após o jogo.




Leia Mais

Cruzeiro e Atlético fazem jogo morno e frustram torcidas com empate sem gols no MineirãoBriga antes do clássico termina com 76 torcedores do Cruzeiro detidos. no MineirãoTorcedores são atendidos após briga generalizada no MineirãoMineirão teve déficit de seguranças em Cruzeiro x Atlético, que terminou em confusãoFotos da invasão e do confronto entre atleticanos e cruzeirensesMinistério Público proíbe torcida de acessar camarotes do Mineirão com camisas do Cruzeiro no clássico com AtléticoCruzeiro x Atlético: Polícia Civil identifica suspeitos de atirar garrafa e conclui laudo sobre injúria racialIncidentes no clássico: STJD concede efeito suspensivo, e Cruzeiro e Atlético poderão jogar em BH no fim do BrasileiroCruzeiro x Atlético: empresa que era dona de camarote no Mineirão ajudará polícia a identificar brigões do clássicoCruzeiro e Atlético são denunciados ao STJD por incidentes no clássicoCruzeiro x Atlético: Mineirão rompe contrato de camarote onde houve briga generalizadaProcurador do STJD pode denunciar Cruzeiro e Atlético por atos de violência das torcidas no clássico; Mineirão corre risco de ser interditado Fábio, do Cruzeiro, faz desabafo sobre violência e racismo no clássico com Atlético: 'Perderam a noção do viver''Nada houve de anormal', diz árbitro em súmula do clássico Cruzeiro x AtléticoCruzeiro x Atlético: torcedor atingido por bala de borracha perto do olho passa por cirurgia em BHRacismo no Mineirão: 'Olha a sua cor', diz torcedor do Atlético em discussão com segurançaFábio Santos se mostra satisfeito com empate do Atlético com Cruzeiro e diz que objetivo inicial é alcançar 45 pontosGás de pimenta alcança acesso de vestiários, e jogadores do Cruzeiro deixam Mineirão sentindo efeitosAbel vê jogo do Cruzeiro inferior ao do Atlético e avisa: 'Precisamos de pontos'