Pesquisa divulgada pelo Datafolha apontou que a torcida do Atlético é a que mais aprova o uso do árbitro de vídeo no Brasil. De acordo com o instituto, 75% dos torcedores do clube são a favor da utilização da tecnologia nos compromissos da equipe alvinegra no Campeonato Brasileiro.
Do outro lado, estão os torcedores do Cruzeiro. Segundo o Datafolha, a torcida celeste é, ao lado da do Vasco, a que mais reprova a utilização do VAR no país. 40% dos entrevistados responderam que a tecnologia “mais atrapalha do que ajuda” a atuação dos árbitros em campo.
Os pesquisadores, que ouviram 2.878 pessoas em 175 municípios nos dias 29 e 30 de agosto, fizeram a seguinte pergunta aos torcedores: “Os campeonatos de futebol no Brasil começaram a usar neste ano o VAR, sistema de vídeo que auxilia a decisão dos árbitros durante os jogos.
Na sua opinião, esse sistema de vídeo mais ajuda do que atrapalha ou mais atrapalha do que ajuda nas partidas de futebol?”.
Os entrevistados poderiam responder que a tecnologia “mais ajuda do que atrapalha”, “mais atrapalha do que ajuda”, “não ajuda nem atrapalha” ou que não sabiam sobre a utilização do VAR. No geral, a aprovação foi majoritária: 58% dos entrevistados se mostraram a favor o sistema de vídeo - 29% reprovam a ferramenta, 2% se mostraram indiferentes e 11% não opinaram.
Ainda de acordo com o relatório divulgado pelo Datafolha, o índice de aprovação do VAR alcança índices mais altos entre os entrevistados que têm 16 a 24 anos (67%), entre os que têm 25 a 34 anos (66%), entre os mais instruídos (66%) e entre os mais ricos (66%). Por outro lado, taxas mais altas de reprovação ao VAR são observadas entre os mais velhos (38%).
Vice do Galo é crítico
Embora a torcida do Atlético seja a que mais aprove o uso do VAR no Brasil, a tecnologia encontra forte resistência na diretoria do clube. Vice-presidente do Galo, Lásaro Cândido da Cunha já utilizou as redes sociais em mais de uma oportunidade para disparar contra o árbitro de vídeo.
Em entrevista ao Estadão, no início da semana, ele deu sua opinião sobre a tecnologia. "O Atlético considera que a publicação e a publicidade de áudios e vídeos do VAR é a chave do processo. É fundamental. Não é possível a CBF ficar em conta gotas. Por outro lado, as pessoas que operam o árbitro de vídeo e também os árbitros de campo têm de ter uma formação mais adequada", disse.