A expectativa é de que o Mineirão possa mais uma vez ferver com um confronto entre Cruzeiro e Atlético, nesta quinta-feira, às 20h, na abertura do confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo que os tradicionais rivais estejam em momentos diferentes em 2019, a tendência é que as forças se igualem quando a bola rolar. Sem vencer há nove jogos e passando por caos político nos bastidores – o vice-presidente de futebol, Itair Machado, foi afastado pela Justiça de suas funções no clube, pelo menos temporariamente –, o time celeste aposta todas as fichas na base do time que o técnico Mano Menezes vem utilizando desde que assumiu, há quase três anos. Já o alvinegro tem a perspectiva de manter a fase positiva sob o comando de Rodrigo Santana, que deu padrão tático à equipe e conseguiu bons resultados no Campeonato Mineiro, na Copa Sul-Americana e na própria Copa do Brasil. No clássico desta noite, haverá também duelos dentro das quatro linhas que podem ser decisivos para definir o vencedor.
Fred x Réver
Duelo que promete ser acirrado nas jogadas aéreas, pois ambos são bons de cabeça. Fred vive jejum de nove partidas sem marcar e terá trabalho, pois o defensor vem crescendo de rendimento (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Ramon Lisboa /EM/D.A Press)
Alerrandro x Dedé
Confronto da juventude com a experiência. Com 13 gols em 2019, o atacante de 19 anos barrou Ricardo Oliveira e encara o forte zagueiro, que cometeu falha nos últimos jogos e precisa recuperar a confiança (Foto: Ramon Lisboa /EM/D.A Press e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Patric x Marquinhos Gabriel
Um dos destaques na final mineira, ganhando as jogadas em cima de Guga, hoje reserva, o atacante celeste agora desafia a boa fase do lateral atleticano, ovacionado pela torcida nos últimos jogos
(Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Lucas Romero x Chará
O castelhano será o idioma deste duelo particular. Um dos melhores marcadores do Cruzeiro, o argentino tentará parar o atacante colombiano, herói da última partida da Copa do Brasil, contra o Santos
(Foto: Ramon Lisboa /EM/D.A Press e Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Henrique x Cazares
Além da responsabilidade de cobrir os laterais, o volante celeste não pode deixar espaço para o camisa 10 atleticano, perigoso na assistência aos atacantes (Foto: Ramon Lisboa /EM/D.A Press e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Zé Welison x Thiago Neves
Substituto de Adílson, o volante atleticano vai seguir de perto os passos do armador celeste, que foi bem na final do Estadual e precisa voltar a mostrar serviço para tirar a Raposa do jejum (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Robinho x Fábio Santos
Embate de jogadores com muitos títulos no currículo. Não são velozes, mas se posicionam bem e se aproveitam da falha do adversário para ganhar os lances (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Luan x Egídio
Dois atletas que são importantes taticamente para suas equipes, especialmente na recomposição, mas que vivem oscilação e encaram o clássico como chance de atingir mais regularidade (Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)