A FMF divulgou nota oficial, assinada pelo presidente da entidade, Adriano Aro, explicando o motivo que levou ao cancelamento da Taça BH 2019. O dirigente disse que a decisão da CBF de criar o Campeonato Brasileiro Sub-17 e de ampliar a Copa do Brasil Sub-17 deixou o calendário inflado e sem datas para a disputa da competição na capital mineira.
Com isso, segundo ele, a única maneira de conciliar as datas seria promover uma Taça BH na categoria sub-15, ou mesmo mudar a data de disputa, o que não seria possível. “Seja do ponto de vista técnico (por conflitar com outros campeonatos já existentes) ou, ainda, do ponto de vista operacional (ausência de emissora e parceiros interessados). Assim, dentro do seu compromisso de responsabilidade e integridade na gestão do Futebol Mineiro, não resta alternativa à FMF senão cancelar a realização da Taça BH 2019”, justificou o dirigente no comunicado oficial da FMF.
- Foto:
.
A Taça BH 2019 esteve ameaçada por causa de imbróglio judicial envolvendo América e Cruzeiro. Os clubes entraram em conflito depois que o Coelho acusou a Raposa de ter aliciado o jovem atacante Vitor Roque, de 14 anos, que foi para a Toca da Raposa. Com isso, por meio do Movimento de Formação do Futebol de Base (MFFB), as equipes da Série A sinalizaram que não disputariam a competição, caso o time estrelado participasse. A FMF, por sua vez, alegou que não poderia deixar de incluir um de seus afiliados.
América e Cruzeiro chegaram a um acordo sobre Vitor Roque, que permaneceu no sub-14 da Raposa, mas com os direitos econômicos divididos com o Coelho - cada um ficou com 50%. A FMF projetou a Taça BH para a segunda quinzena de julho, entre os dias 15 e 31, mas a mudança anunciada pela CBF no calendário das competições nacionais sub-17 tornou inviável o torneio mineiro nessa data.
A Taça BH existe desde 1985 no calendário de futebol de base no Brasil. Até 2014, o torneio envolvia equipes sub-20, mas o formato acabou alterado em 2015, quando passou a ser disputada por jogadores da categoria sub-17. O atual campeão é o Atlético, que bateu o Fluminense na grande decisão, em 2018, no Independência.