Morreu nesta quarta-feira, aos 70 anos, José Maria Pena. Ele foi jogador e treinador do Atlético, além de ter comandado América e outras equipes do interior de Minas Gerais.
Formado nas categorias de base do Atlético, ele jogou no time profissional de 1968 a 1973. Zé Maria Pena foi campeão brasileiro (1971), mineiro (1970) e da Taça Belo Horizonte (1971 e 1972). Em 146 jogos com a camisa alvinegra, o ex-lateral marcou 1 gol.
José Maria Pena treinou o Atlético em 2001 e comandou a equipe em sete jogos. Em 1999, ele foi auxiliar técnico de Humberto Ramos na equipe vice-campeã brasileira.
O ex-treinador também comandou o América. Ele foi contratado em agosto de 2005 e ficou no clube até fevereiro de 2006, quando foi demitido após derrota no clássico para o Atlético, por 1 a 0, pelo Campeonato Mineiro. Ele foi o técnico no título da Taça Minas Gerais meses antes de perder o cargo.
José Maria Pena teve passagem por vários clubes do interior de Minas Gerais. A passagem de maior destaque foi pelo Democrata-GV, levando o time ao título do Interior em 2007.
A causa da morte do ex-treinador não foi divulgada. Os horários e locais do velório e do enterro serão informados posteriormente.
O Atlético lamenta profundamente o falecimento de José Maria Pena, ocorrido no final da tarde desta quarta, e se solidariza aos familiares e amigos do ex-lateral e treinador Atleticano.