A Federação Mineira de Futebol (FMF) apresentou e detalhou, na manhã desta sexta-feira, em evento no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o projeto do VAR (arbitragem de vídeo) para o Campeonato Mineiro deste ano. A tecnologia será utilizada a partir das semifinais.
Na apresentação do VAR, estiveram presentes representantes de um dos quatro clubes envolvidos nas semifinais (Cruzeiro, representado por Benecy Queiroz, supervisor do clube, e Marcone Barbosa, gerente de futebol), da arbitragem mineira, da própria federação e imprensa convidada. Mesmo com o evento desta sexta-feira, os times receberão atendimentos específicos sobre a tecnologia.
“Os valores não são fechados, mas serão em torno de R$ 40 mil, R$ 45 mil por jogo. Neste momento, esse é o custo próximo arcado pela federação”, explicou Bozzano.
A homologação dos estádios será de responsabilidade dos clubes que estiverem envolvidos nas partidas. O presidente também explicou os detalhes burocráticos para que o Melão, em Varginha, e o Independência, em Belo Horizonte, estejam oficialmente preparados para receber a tecnologia.
Por fim, Bozzano disse que a expectativa para o VAR no Mineiro é boa. A arbitragem de vídeo já é realidade nas principais competições do Brasil - Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil - e sul-americanas - Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana.
“A tecnologia é algo irreversível no futebol. Torço para que dê certo aqui, que tenha sucesso, para que o esporte seja mais limpo, tranquilo e justo. Torço muito para que dê certo, e aí veremos como vamos fazer no próximo ano”, finalizou o presidente.
As semifinais do Estadual têm início neste sábado, com os jogos de ida neste fim de semana. Às 18h, o Boa recebe o Atlético no Melão. No domingo, às 16h, o América será mandante contra o Cruzeiro, no Independência.