A última vitória da Caldense sobre o Cruzeiro como visitante se deu em 25 de fevereiro de 1995, pelo Campeonato Mineiro, por 1 a 0. Vantuir, aos 44 minutos do segundo tempo, marcou o gol decisivo. O técnico Mauro Fernandes comentou o longo tabu.
“Tabu foi feito para quebrar. Às vezes você tem uma equipe inferior que está em um dia feliz e consegue vencer a outra. A zebra é isso, nem sempre o melhor ganha”, disse o treinador. Desde o triunfo de 1995, foram 14 jogos em BH, sendo oito vitórias do Cruzeiro e seis empates.
Caso vença a partida e alcance a quarta colocação, a Caldense, além de conseguir algumas vantagens para os mata-matas do Estadual, garante vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. O Boa, atual quarto na tabela, tem 15 pontos, dois a mais que o time de Poços. Ambos já estão garantidos nas quartas do Estadual.
Para a partida contra o Cruzeiro, a Caldense não terá à disposição o atacante Leleco, entregue ao departamento médico há dois meses. Assim, caso Fernandes queira, ele pode repetir a escalação do time que venceu o Tupynambás no último domingo, por 3 a 0, no Ronaldão, em Poços de Caldas, pela nona rodada do Estadual.
O time que iniciou o confronto teve Omar; Carlinhos, Renato Silveira, Rodolfo e Edu Pina; Renan, Romário e Felipe Baiano; Lorran, Judson e Salatiel. O Cruzeiro é o segundo colocado do Mineiro, com 22 pontos.
.