Depois de o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, defender o adiamento do clássico contra o Cruzeiro em função do rompimento de barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, a Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu manter o jogo para este domingo, às 11h, no Mineirão. O embate é válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, que tem a Raposa como líder, depois que o Tupynambás foi goleado em casa pelo Boa por 5 a 0.
A entidade chegou a pensar na hipótese de adiamento, mas decidiu manter a partida para este domingo. O problema foi a falta de uma data disponível para a remarcaçaõ do clássico, já que tanto Atlético como Cruzeiro têm compromissos pela Copa Libertadores. Em nota, a FMF explicou que o sábado de carnaval, dia 2 de março, seria a única possibilidade. Entretanto, a federação atendeu pedido da Polícia Militar para não haver partidas de futebol nesse dia na capital mineira.
Já o Cruzeiro, que é o mandante, não cogitou o adiamento da partida. Tanto que o clube usou o perfil nas redes sociais para convocar o torcedor a comparecer ao Gigante da Pampulha para empurrar o time enquanto o assunto era discutido pela diretoria da FMF.
Sérgio Sette Câmara sugeriu o adiamento do clássico por causa da comoção pelas vítimas da tragédia em Brumadinho. "Futebol é alegria, é comemoração, é festa...há clima para a realização de um jogo de futebol em Belo Horizonte diante dessa tragédia ocorrida com nossos conterrâneos?Tenho absoluta convicção que não! Em respeito às vidas que se perderam e ao sofrimento de seus familiares e amigos, penso que a maior festa do futebol mineiro deveria ser adiada!, declarou o mandatário, em pronunciamento encaminhado pela assessoria de imprensa do Atlético.
Com o jogo mantido, os tradicionais rivais vão homenagear as vítimas da tragédia. Haverá minuto de silêncio com jogadores no círculo central antes do início do jogo. E os atleticanos entrarão em campo com tarja preta em luto aos mortos.
Também está prevista o apoio material à comunidade destruída. O clube do Barro Preto anunciou a doação de R$ 50 mil da renda do clássico. E os torcedores poderão deixar donativos em carretas posicionadas na Esplanada Norte e na Esplanada Sul. Para os torcedores alvinegros, um caminhão estará na via de integração do Mineirinho. O horário de funcionamento será entre 8h e 12h.
Confira a nota divulgada pela FMF
Confira a nota divulgada pela FMF
A Federação Mineira de Futebol lamenta profundamente a tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho na data de ontem, se solidariza com as
vítimas e familiares, torce para que as pessoas desaparecidas sejam encontradas com vida e espera que as responsabilidades sejam efetivamente apuradas.
Compartilhamos do sentimento de revolta e consternação de todo povo mineiro e concordamos que o ambiente para a realização do maior clássico do país não é o desejado.
Entretanto, a FMF, enquanto Entidade de Administração do Desporto, tem a obrigação de zelar pela correta realização do Campeonato Mineiro SICOOB 2019, além de evitar que seus clubes sofram prejuízos que afetem não só este, mas outros campeonatos.
Assim, após intensa reflexão e análise, concluímos pela impossibilidade de se adiar o clássico agendado para amanhã, dia 27.01.2019, pelas eguintes razões:
i) De acordo com os calendários da CONMEBOL e CBF, a única data destinada aos Campeonatos Estaduais disponível é a do dia 02.03.2019 (sábado de Carnaval). Entretanto, antes mesmo da realização do Conselho Técnico do Campeonato, houve uma solicitação da Polícia Militar para que não fossem realizados jogos durante o Carnaval, devido à alta demanda de foliões na cidade de Belo Horizonte, o que poderia comprometer a segurança da população.
ii) Além disso, a remarcação da partida para esta data afetaria profundamente a programação de ambas as equipes em relação ao calendário da Copa Libertadores da América. Tanto que, antes da elaboração da tabela, Cruzeiro e Atlético solicitaram formalmente que o clássico fosse realizado nesta rodada (3ª).
Desta forma, estamos providenciando junto ao Mineirão e aos clubes que sejam realizadas ações efetivas de apoio às vítimas da tragédia, para que possamos transformar essa partida em um momento de união e solidariedade