Campeã mineira em 2002, a Caldense espera, mais uma vez, mostrar sua força no Estadual. O time de Poços de Caldas, uma das grandes forças do interior, se reapresentou para a temporada 2019 ainda em 2018, em 12 de novembro. Desde então, o grupo faz treinos de rotina como parte da pré-temporada e disputou alguns jogos-treinos.
A principal contratação da Veterana foi o atacante Édipo, que marcou 14 gols no ano passado, atuando pelo CRAC, de Goiás, chegou para ser o homem-gol do clube de Poços. ele disputará pela primeira vez o Campeonato Mineiro. Além dele, outro destaque que chegou foi o experiente meia Mazinho, de 30 anos, ex-América.
O primeiro teste ocorreu em 22 de dezembro de 2018, quando a equipe foi derrotada por 2 a 0 para o Rio Claro. A Caldense seguiu zerada nos jogos seguintes, já que foi superada por 1 a 0 pela Inter de Limeira, em 5 de janeiro, e pelo mesmo placar pelo Red Bull Brasil, no último sábado. Todos os jogos-treinos foram em São Paulo.
A Caldense estreia no Campeonato Mineiro de 2019 diante do América, no domingo, às 11h, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.
Time-base: Omar; Carlinhos, Renato Silveira, Robinho e Edu Pina; Tiaguinho, Renan Ribeiro, Felipe Baiano e Judson; Édipo e Salatiel
Treinador: Ito Roque
Destaque: Édipo
Colocação no Campeonato Mineiro de 2018: nono colocado
Melhor posição no Campeonato Mineiro: campeã em 1971 (segunda divisão) e 2002
Divisão do Campeonato Brasileiro: Série D do Campeonato Brasileiro