
A equipe se reapresentou para a temporada 2019 ainda em 2018, em 4 de dezembro. Desde então, o grupo faz treinos de rotina como parte da pré-temporada e disputou alguns jogos-treinos.
O primeiro jogo-treino visando a temporada 2019 foi diante do Resende, em 6 de dezembro. O Baeta venceu por 2 a 1, gols do experiente atacante Ademilson e do meia Lucas Pires. A “saga” contra equipes cariocas seguiu, com o Leão empatando por 1 a 1 com o Boavista (gol do volante Leandro Salino para os mineiros), em 6 de janeiro. O Tupynambás fechou a preparação contra o Volta Redonda, também por 1 a 1, no último sábado, com outro tento do meio-campista defensivo. Todos os testes foram no Rio de Janeiro.
A principal contratação da equipe para o Estadual deste ano foi o veterano volante Leandro Salino, de 33 anos, ex-Flamengo, Ipatinga e com passagem por alguns clubes da Europa. Outro atleta experiente do Baeta é o atacante Ademilson (44), ex-Botafogo e Fluminense, que será o jogador mais velho a disputar esta edição.
A estreia do Tupynambás no Campeonato Mineiro de 2019 será no domingo, às 11h, diante do Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Time-base: Renan Rinaldi; Paulinho, Adriano, Marcelinho e Lucas Hipólito; Leandro Salino, Leo Salino, Vanger, Matheus Pimenta e Geovani; Eraldo
Treinador: Felipe Surian
Destaque: Leandro Salino
Colocação no Campeonato Mineiro de 2018: promovido do Módulo II para o Módulo I em 2018 como vice-campeão
Melhor posição no Campeonato Mineiro: segundo lugar, em 1934
Divisão do Campeonato Brasileiro: o clube não está ranqueado em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro