
O primeiro jogo entre os clubes será na primeira fase do Campeonato Mineiro, em 27 de janeiro, domingo, às 17h, no Mineirão. O mando é do Cruzeiro. De acordo com Barbosa, existe boa vontade dos presidentes Wagner Pires de Sá, do Cruzeiro, e Sérgio Sette Câmara, do Atlético. Apesar disso, nenhuma reunião sobre a divisão igualitária dos ingressos para as duas torcidas neste primeiro jogo foi realizada.
Saiba mais
Veja a tabela de jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro de 2019 Veja a tabela de jogos do Atlético no Campeonato Mineiro de 2019 Presidente da FMF não acredita no fim dos Estaduais e revela reunião na CBF para fortalecer os torneios Com Cruzeiro x Atlético no dia 27 de janeiro, FMF divulga tabela do Campeonato Mineiro de 2019
“Temos até a semana do clássico para definir como vão ser as regras do jogo na parte da organização. Mas a ideia, tanto de Atlético quanto de Cruzeiro, é o quanto antes chegar a um acordo neste sentido para que a gente possa ter o jogo no Mineirão, possa voltar a ter o maior jogo de Minas Gerais bem promovido, divulgado para torcidas e que seja decidido sempre dentro de campo. Nos últimos anos, Cruzeiro e Atlético não têm se entendido bem, os dois clubes saíram prejudicados e o mais importante é que o torcedor também saiu prejudicado. Vamos ver se dessa vez a gente chega a um consenso, trabalharemos melhor isso para promover melhor”, acrescentou o dirigente celeste.
A última vez que um clássico entre Atlético e Cruzeiro foi disputado com as torcidas divididas foi em 1º de fevereiro de 2017, pelo Grupo C da Primeira Liga. No Mineirão, diante de 41.530 torcedores, a equipe celeste venceu por 1 a 0, com gol de Arrascaeta.
Atlético
Ex-jogador do Atlético e hoje diretor de futebol interino, Marques vê com bons olhos a volta dos jogos no Mineirão. Ele frisou que é importante discutir as questões de segurança que envolvem o jogo.
“Acho que tem que haver uma boa construção para ter um bom entendimento. Perguntar isso para mim é covardia, pois joguei clássicos que ficaram marcados na minha história e do Atlético sempre com torcida dividida, e era sempre mais bonito, romântico, como gostamos. Vamos ver, acho que sentando e trazendo os componentes para trazer segurança acima de tudo, para que as pessoas se sintam seguras para ir a um jogo importante como esse, é importante. Acho que é uma boa oportunidade para começarmos a construir essa ideia novamente de trazer o clássico com torcida dividida, no Mineirão, ou até dentro do Independência”, disse Marques.
Discussões em 2018
O ano de 2018 não foi dos mais amigáveis entre as diretorias de Atlético e Cruzeiro. Em abril, depois da decisão do Campeonato Mineiro, o meia-atacante atleticano Luan teria sido agredido na saída de campo, no Mineirão. Com isso, os dirigentes do Galo recuaram sobre um possível clássico “meio a meio” neste ano.
No mês seguinte, em maio, em um clássico pelo Campeonato Brasileiro no Independência, foi a vez do Cruzeiro reclamar do arquirrival. Funcionários do clubes assistiam em um camarote à partida contra o Atlético, até que uma confusão se instaurou devido a proximidade dos cruzeirenses com torcedores atleticanos.
Já no último clássico de 2018, em setembro, no Mineirão, a diretoria do Atlético reclamou do preço dos ingressos destinados aos atleticanos, visitantes naquele jogo. Os bilhetes foram vendidos a R$ 150 e R$ 240, e o Cruzeiro demorou a liberar os tíquetes para a compra dos alvinegros.