None

COPA AMÉRICA

Mineirão celebra aniversário de 53 anos de olho na final da Copa América de 2019

Gestores do estádio sonham com final de torneio continental em BH

postado em 05/09/2018 06:30 / atualizado em 07/09/2018 10:20

Ramon Lisboa/EM/D.A. Press
Maior palco do futebol mineiro e um dos grandes templos do esporte no país, o Mineirão celebra nesta quarta-feira o 53º aniversário de fundação. Situado na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, o estádio foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, com a disputa de um amistoso entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Diante de 73 mil espectadores, os “mandantes” venceram por 1 a 0, gol do meio-campista Buglê, à época jogador do Atlético. Desde então, o Gigante da Pampulha recebeu diversos jogos importantes, sendo o mais emblemático o triunfo da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014. Agora, os diretores do estádio têm um novo sonho para 2019: sediar a final da Copa América.
 
Em contato com o Superesportes, Samuel Lloyd, diretor comercial da Minas Arena, afirmou que abrigar uma decisão de Copa América é um sonho. Segundo o gestor, o Mineirão tem condições para realizar “grandes jogos” da competição continental.

“Nós recebemos aqui a equipe que está selecionando os estádios e agora aguardamos uma confirmação se o Mineirão será ou não a sede. Estamos bem ansiosos e confiantes que o Mineirão não só será uma das sedes, como será capaz de receber grandes jogos. A final é sempre um sonho para qualquer estádio. Mas temos que entender um pouco as relações geográficas nesse sentido, como Rio e São Paulo, que são opções, além de outras cidades, como Porto Alegre. Há vários estádios concorrendo para uma grande final e isso fica mesmo a critério da equipe organizadora da Copa América. Assim como vocês, estamos aguardando ansiosamente não só a tabela, mas também os jogos aqui no Mineirão”.
 
Esta será a quinta Copa América sediada no Brasil e tende a ser a segunda com partidas no Mineirão. Na edição de 1975, sem sede fixa, o estádio recebeu três jogos da Seleção Brasileira. Dois foram pela primeira fase: vitórias sobre Argentina (2 a 1) e Venezuela (6 a 0).
 
Arquivo/EM/D.A. Press
A terceira partida foi uma traumática derrota para o Peru por 3 a 1, pelo duelo de ida da semifinal. A Seleção Brasileira venceu o jogo de volta por 2 a 0, em Lima, capital peruana, e igualou o placar agregado. Entretanto, a Seleção acabou eliminada após perder a vaga na final em um sorteio da Conmebol, já que não constava no regulamento um desempate por prorrogação ou pênaltis. Naquele ano, a base do time brasileiro tinha jogadores de clubes mineiros.
 
A Copa América de 2019 será disputada entre 14 de junho e 7 de julho. Os jogos acontecerão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Entretanto, os estádios que sediarão o torneio ainda não foram definidos oficialmente. A competição contará com as participações de 10 países representados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela) e mais duas seleções convidadas da Confederação Asiática de Futebol (Catar e Japão).
 
Depois da Copa América no Brasil, a Conmebol pretende realizar uma edição em 2020 para igualar o calendário com o da Eurocopa, principal torneio de seleções da Europa. Daí em diante, o torneio ocorreria de quatro em quatro anos (2024, 2028, 2032...), sempre intercalada com a Copa do Mundo (2022, 2026, 2030...).

Tags: copa america futinternacional futnacional interiormg futinternacional copaamerica mineirao cruzeiroec atleticomg americamg selefut