O Mineirão, o Consulado Honorário da Alemanha em Belo Horizonte e a ONG alemã DAHW lançaram um projeto visando arrecadar fundos para instituições sociais, de saúde e de fomento ao esporte no Brasil. A ação foi apresentada, nesta terça-feira, no gramado do Gigante da Pampulha.
Uma trave e a rede - do lado de cinco gols da Alemanha e do tento de honra do Brasil - utilizadas na fatídica partida do Mundial serão cedidas à Federação Alemã de Futebol para exposição em museu. A parceria ainda vai arrecadar doações e disponibilizará um pedaço da rede a quem ajudar a campanha.
A rede será fatiada em cerca de 8 mil pedaços e cada pessoa que doar um valor acima de 71 euros receberá uma parte. As contribuições reforçarão projetos da DAHW, ONG que presta assistência a pessoas acometidas de hanseníase e tuberculose há 60 anos, e o dinheiro arrecadado será revertido para instituições brasileiras.
“Essa rede está voando essa semana para a Alemanha e está indo já com 100 mil euros - aproximadamente 450 mil reais - garantidos para projetos sociais brasileiros. Isso é só o começo de um projeto”, disse Ludmila Ximenes, gerente de relações institucionais do Mineirão, em apresentação da chamada 'Goleada do bem'.
As outras trave e rede fazem parte do acervo do museu do Mineirão. Elas foram utilizadas pela últimas vez na vitória do Brasil sobre a Argentina, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, no dia 10 de novembro de 2016..