América e Atlético estiveram envolvidos em polêmicas com a arbitragem em dois dos três clássicos disputados até o momento na temporada. E foi exatamente uma atuação de Bráulio da Silva Machado que pôs fim às reclamações – principalmente do lado alviverde – no duelo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.
No encontro pela fase de classificação do Estadual, o Atlético teve um gol confirmado pelo trio de arbitragem comandado por Igor Junio Benevenuto em lance duvidoso no fim do primeiro tempo. Guilherme Dias Camilo apontou que a bola entrou por milímetros após defesa de Jori em cabeçada de Róger Guedes.
Já no início da segunda etapa, o mesmo auxiliar invalidou jogada semelhante do Coelho, em que Marquinhos finaliza, Victor defende e Gabriel afasta. Em ambos os lances, a bola pode ter entrado por milímetros ou ter ficado com uma parte em cima da linha. No entanto, as decisões da arbitragem foram diferentes e o Atlético acabou vencendo por 3 a 0, o que causou reclamações da diretoria alviverde.
Os rivais se reencontraram na disputa das semifinais do Mineiro.
Ricardo Junio de Souza apontou impedimento de Aylon e, mesmo com o atacante alviverde em posição legal no momento da jogada, invalidou gol do América no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, Cazares marcou e o Atlético venceu o confronto por 1 a 0.
No Brasileiro, América e Atlético estão próximos na tabela e prometem mais um clássico acirrado. O Alviverde é o 11º colocado na tabela, com 13 pontos, uma posição atrás do Alvinegro (10º, com 14 pontos). O Coelho vem de vitória sobre o Atlético-PR na competição. Já o Galo empatou com a Chapecoense. Ambos os duelos foram no Horto..