Superesportes

FUTEBOL MINEIRO

Atlético e Cruzeiro farão clássicos do Brasileiro com Mineirão dividido meio a meio

Anúncio foi feito pelo presidente do Cruzeiro na sede da FMF

Redação
Último clássico com torcida dividida meio a meio, no Mineirão, foi pela Primeira Liga de 2017 - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Os clássicos do Campeonato Brasileiro, entre Atlético e Cruzeiro, serão realizados no Mineirão e com torcida dividida igualmente. O anúncio foi feito pelo presidente cruzeirense Wagner Pires de Sá, nesta terça-feira, durante reunião na sede da Federação Mineira de Futebol que tratou de providências do primeiro duelo válido pela final do Campeonato Mineiro.

O primeiro clássico do Brasileiro será em 19 de maio, um sábado, às 16h, pela sexta rodada, e com mando do Atlético. O segundo será pela 25ª rodada, no dia 15 ou 16 de setembro, com mando cruzeirense. 

Segundo Wagner, o acordo feito com o presidente atleticano Sérgio Sette Câmara prevê que os clássicos posteriores ao Campeonato Mineiro serão sempre no Mineirão e com divisão 50% a 50%.

“A partir do Campeonato Brasileiro, as partidas entre Cruzeiro e Atlético serão realizadas no Mineirão e com torcida dividida. (...) Acertei com o Sette Câmara. Eu já tinha a intenção. O Sette Câmara me ligou perguntando qual era a minha posição, e nós comungamos o mesmo pensamento”, declarou Wagner Pires de Sá.

Desde que o Mineirão foi reinaugurado, no fim de 2012, apenas dois clássicos foram realizados nesses moldes, com torcidas ocupando espaços iguais. O primeiro foi o de reabertura do estádio, em fevereiro de 2013, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 1. O segundo foi em 2017, válido pela fase de grupos da Primeira Liga, e também com vitória celeste, por 1 a 0.

Em outras ocasiões, as diretorias dos arquirrivais sempre divergiram em relação ao local e à divisão dos ingressos.
O Atlético, por exemplo, vinha demonstrando preferência por jogar no Independência, onde a divisão igualitária dos bilhetes nunca foi permitida pela Polícia Militar. Isso porque o estádio está inserido em bairro residencial, com ruas estreitas.

O presidente do Cruzeiro evitou fazer previsões sobre clássicos dos anos seguintes. “Naturalmente, a vida muda as coisas. Mas, a partir desse ano, a nossa combinação é essa. Então acredito que será uma coisa boa para todo mundo, para Minas Gerais, para nossos torcedores. O futebol é a maior diversão que temos aqui”.

Finais do Mineiro

Na final do Campeonato Mineiro deste ano, o acordo ainda não vigora. O primeiro duelo será neste domingo, dia 1º de abril, às 16h, no Independência, com mando do Atlético. O segundo será no Mineirão, às 16h do domingo seguinte, dia 8. 

Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, o Cruzeiro joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. 
.