A vitória do Atlético sobre o América, por 1 a 0, na primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro, segue em repercussão nas redes sociais. O Coelho questiona a anulação do gol marcado por Aylon, aos 41 minutos do primeiro tempo, em que o auxiliar Ricardo Junio de Souza assinalou impedimento no lance. O time alviverde também teve o gol marcado por Rafael Moura, aos 4 minutos da etapa final, invalidado por impedimento.
O América também reclama da reincidência de erros – no primeiro clássico, pela fase classificatória do Estadual, a arbitragem confirmou um gol para o Atlético e anulou um do Coelho em lance semelhante. Na ocasião, o trio também era liderado por Igor Junio Benevenuto, que apitou a partida dessa quinta, válida pela fase decisiva.
Nos perfis oficiais nas redes sociais, o América reagiu após o resultado dessa quinta. “Contra tudo e contra todos. Com vocês fazendo pressão, não vai ter como invalidar mais um gol. Vá ao Independência no domingo e ajude a equilibrar esse jogo de forma limpa”.
Dirigentes do América, Marcus Salum (presidente) e Anderson Racilan (membro do conselho de administração) foram duros nas críticas à Federação Mineira de Futebol (FMF) e ao árbitro.
“Bela escolha, Federação Mineira, por escalar o mesmo árbitro.
Já Racilan fez uma série de postagens questionando o desempenho da arbitragem e pediu a mobilização da torcida do Coelho no jogo da volta. “Se eles jogam com 12, vamos todos ao Independência para o América também jogar com 12”, publicou o dirigente, que também postou uma imagem do escudo do Atlético com a sigla FMF e outra somente com a palavra 'vergonha'.
Vice do Atlético responde
Vice-presidente do Atlético, Lázaro Cândido Cunha criticou diretamente Anderson Racilan pela postagem insinuando o favorecimento da FMF e considerou justo o resultado do clássico. “Isto foi feito mesmo por dirigente? Até parece que o time dele mereceu ganhar o jogo de ontem. O Atlético foi superior em todos os fundamentos do jogo. Atitude lamentável”.
Árbitro de outro estado
A partida de volta pela semifinal terá mando de campo do América, neste domingo, às 16h, no Independência. A FMF havia anunciado que o clássico decisivo terá arbitragem de fora do estado. Em postagem no Twitter, Marcus Salum revelou que se reuniu com o presidente da comissão de arbitragem da Federação, Guiliano Bozzano.
“Estou saindo agora da Federação, onde me reuni com o presidente da comissão de arbitragem, Giuliano Bozzano. A Federação definiu que domingo teremos árbitro de fora. O sorteio será às 13h30”, anunciou.
.