O clássico mineiro reunirá os campeões do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro) e da Copa do Brasil (Atlético), duas das principais competições nacionais da base. As partidas ainda não têm datas e horários definidos.
Os clubes trabalham com a possibilidade de usar o feriado do dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, para a disputa de um dos jogos. Se isso for confirmado, a tendência é que a partida de volta seja na semana seguinte. Além disso, há a intenção que as partidas ocorram em um estádio maior, para receber as torcidas dos dois times.
A criação da competição é uma mudança no calendário da base. Anteriormente, o vencedor da Copa do Brasil representava o Brasil na competição sul-americana.
“Em função de algumas ponderações e pedidos dos clubes, nos foi sugerido repassar a vaga para o campeão do Campeonato Brasileiro, de maneira similar aos profissionais. Para não desprestigiar a Copa do Brasil, ao invés de simplesmente determinar a vaga no torneio sul-americano através do Brasileiro, nós criamos a Recopa”, explicou Gustavo Pessôa, gerente de competições da CBF, em entrevista ao site da Confederação.
O Atlético foi campeão da Copa do Brasil ao derrotar o Flamengo nos pênaltis. Também nas penalidades, o Cruzeiro venceu o Coritiba na decisão do Campeonato Brasileiro.
.