Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF decide implementar árbitro de vídeo já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro; Atlético e Cruzeiro opinam

Decisão foi tomada pelo presidente Marco Polo del Nero após gol de mão de Jô

Tiago Mattar João Vitor Marques
Arbitragem de vídeo será implementada pela Confederação Brasileira de Futebol já na próxima rodada - Foto: Fernando Torres/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou a implementação do árbitro de vídeo já a partir da próxima rodada da Série A. A decisão foi tomada pelo presidente da entidade, Marco Polo del Nero, depois do gol de mão marcado pelo atacante Jô na vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco, nesse domingo. Uma reunião será realizada no Rio de Janeiro para definir os detalhes da implementação.

Embora a nota divulgada pela CBF (veja na íntegra no fim desta reportagem) não confirme a utilização do árbitro de vídeo já na rodada do próximo fim de semana, o chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, coronel Marcos Marinho, revelou a intenção em entrevista ao Globoesporte.com. “A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana. Não importa quanto custar. Vamos implementar”, disse. 

O Superesportes repercutiu a notícia com os dirigentes de Atlético e Cruzeiro. Pelo Galo, por meio da assessoria de imprensa, o presidente Daniel Nepomuceno se mostrou favorável e disse torcer para que as coisas funcionem da melhor forma possível. “O Atlético é favorável à implantação do árbitro de vídeo.
Tudo o que puder ser feito para se diminuir os erros de arbitragem é bem-vindo. Espero que as coisas funcionem bem e isso contribua para que haja menos polêmicas e menos lances com erros dos árbitros”, disse.

Com discurso parecido, o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara, destacou que o cenário atual não está satisfatório e que alguma coisa precisava ser feita pela CBF. “Eu penso que tudo que for necessário para contribuir é importante. O cenário como está não é satisfatório. Precisamos criar alternativas para melhoria do nosso jogo. Acho que a questão do vídeo é importante em lances polêmicos, um desafio. Não pode ser em todas as circunstâncias e precisa ser bem interpretado pelo árbitro de fora. Mas, em geral, apoio a decisão”, afirmou.

Ainda não há definição sobre a utilização da ferramenta na final da Copa do Brasil, marcada para o próximo dia 27 (quarta-feira), às 21h45, no Mineirão. O Cruzeiro disputará com o Flamengo o troféu da competição nacional. No primeiro jogo, as equipes empataram por 1 a 1 o duelo no Maracanã. Está na pauta da reunião que será realizada nesta terça-feira, na sede da CBF, o debate sobre implementação da novidade na partida decisiva.

Veja a nota divulgada pela CBF:

A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.

Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV o mais rápido possível.
.