Embora a nota divulgada pela CBF (veja na íntegra no fim desta reportagem) não confirme a utilização do árbitro de vídeo já na rodada do próximo fim de semana, o chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, coronel Marcos Marinho, revelou a intenção em entrevista ao Globoesporte.com. “A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana. Não importa quanto custar. Vamos implementar”, disse.
O Superesportes repercutiu a notícia com os dirigentes de Atlético e Cruzeiro. Pelo Galo, por meio da assessoria de imprensa, o presidente Daniel Nepomuceno se mostrou favorável e disse torcer para que as coisas funcionem da melhor forma possível. “O Atlético é favorável à implantação do árbitro de vídeo. Tudo o que puder ser feito para se diminuir os erros de arbitragem é bem-vindo. Espero que as coisas funcionem bem e isso contribua para que haja menos polêmicas e menos lances com erros dos árbitros”, disse.
Com discurso parecido, o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara, destacou que o cenário atual não está satisfatório e que alguma coisa precisava ser feita pela CBF. “Eu penso que tudo que for necessário para contribuir é importante. O cenário como está não é satisfatório. Precisamos criar alternativas para melhoria do nosso jogo. Acho que a questão do vídeo é importante em lances polêmicos, um desafio. Não pode ser em todas as circunstâncias e precisa ser bem interpretado pelo árbitro de fora. Mas, em geral, apoio a decisão”, afirmou.
Ainda não há definição sobre a utilização da ferramenta na final da Copa do Brasil, marcada para o próximo dia 27 (quarta-feira), às 21h45, no Mineirão. O Cruzeiro disputará com o Flamengo o troféu da competição nacional. No primeiro jogo, as equipes empataram por 1 a 1 o duelo no Maracanã. Está na pauta da reunião que será realizada nesta terça-feira, na sede da CBF, o debate sobre implementação da novidade na partida decisiva.
Veja a nota divulgada pela CBF:
A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.
Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV o mais rápido possível.
.