Depois de quatro anos, o América-TO retorna ao Módulo I e vai encarar a disputa em 2017 com pés no chão e muita humildade. O clube de Teófilo Otoni teve dificuldades para conseguir patrocínios para a competição e conta com grupo bem modesto. A prioridade é se manter na Primeira Divisão para, posteriormente, sonhar com voos mais altos.
Com uma folha salarial que gira em torno de R$ 250 mil mensais, o clube buscou jogadores com salários mais em conta, entre eles dois remascentes do título de campeão do interior, em 2011: o lateral Bruno Barros e o atacante Rogélio Ávila. O volante Josimar também retorna ao clube, depois de ter participado do acesso no ano passado. Outros jogadores, como os atacantes Emerson (ex-Americano-RJ) e Deyvison (ex-Grêmio Anápolis-GO), contratados para esta temporada, despontam como promessas para o Estadual.
AMÉRICA-TO
Estádio: Nassri Mattar (4.800 pessoas)
Colocação no último Campeonato Mineiro: 2º
Melhor colocação no Campeonato Mineiro: 4º
DESTAQUE
Bruno Barros, lateral-esquerdo
Presente na grande campanha em 2011, o jogador volta ao clube mais experiente (tem 34 anos) para ser o líder da equipe. Seus pontos fortes são a marcação e os bons cruzamentos na área
O TÉCNICO
Marcelo Buarque
O carioca de 53 anos dirige o América-TO desde 2015. Tem longa experiência nas categorias de base do Flamengo e também trabalhou em outros clubes do Rio. Agora, vive a expectativa de grande feito na Primeira Divisão mineira.
O GRUPO
Goleiros: Doni, Marcelo Carné e Robert
Laterais: Gleissinho, Guilherme, Bruno Barros e Diego
Zagueiros: Emerson, Diego Rosa, Vinicius Gaúcho e Leandro Cardoso
Volantes: Josimar, Luizinho, Matheus Gonzaga, Renteria e Bruno Black
Armadores: Luccas Barata, Leandro Cruz, Pedrinho, Hermes, Breno e Deyvison
Atacantes: Rogélio Ávila, Felipinho, Darlan, Ramon, Victor, Vinícius, Rodrigo e Marcelo Oliveira
Tabela
28/1 Atlético (f)
5/2 Tupi (c)
11/2 Villa Nova (f)
19/2 Caldense (c)
26/2 Uberlândia (f)
5/3 Cruzeiro (c)
12/3 URT (f)
19/3 América (c)
25/3 Tombense (f)
3/4 Democrata (f)
9/4 Tricordiano (c)