Superesportes

PRIMEIRA LIGA

PM aguarda reunião com FMF e clubes para se manifestar sobre medidas para clássico

Com presença de duas torcidas no Mineirão, duelo entre Atlético e Cruzeiro está marcado para dia de semana, em horário de trânsito intenso em BH

José Cândido Junior
Clássico não era disputado com duas torcidas no Mineiro desde 2013, na reabertura do estádio - Foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press
Depois de quatro anos, o clássico entre Atlético e Cruzeiro voltará a ser realizado no Mineirão com a presença das duas torcidas. Válido pela rodada inaugural da Primeira Liga, o duelo entre os arquirrivais está marcado para o dia 1 de fevereiro, numa quarta-feira, às 19h30, e terá carga máxima de ingressos. Com expectativa de grande público em horário de trânsito intenso em Belo Horizonte, as medidas de segurança para o jogo ainda serão definidas pela Polícia Militar em reunião com a Federação Mineira de Futebol e os clubes.
Em contato com o Superesportes, nesta quarta-feira, as assessorias de imprensa do Comando Especializado da Capital (CPC) e do Batalhão de Choque da PMMG informaram que as ações de segurança para o clássico serão divulgadas somente depois da reunião, ainda sem data definida. Os departamentos de comunicação não confirmaram se a PM foi consultada sobre a realização da partida com torcida dividida no Gigante da Pampulha e ressaltaram que todas as informações serão reveladas após a reunião.

Habitual na história do Mineirão, o clássico com duas torcidas na Pampulha não ocorre desde fevereiro de 2013. Na ocasião, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram na reinauguração do estádio para receber jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, no ano seguinte. O time celeste foi o vencedor do jogo, por 2 a 1.

Os rivais se enfrentaram outras vezes no estádio - incluindo a final da Copa do Brasil de 2014, conquistada pelo Galo -, mas sempre com predominância de torcedores da equipe mandante. Geralmente, o visitante ficava apenas a carga de 10% dos ingressos. Em alguns casos, houve duelos no Independência com torcida única.

Os detalhes da venda dos ingressos para o clássico ainda não foram divulgados. O Cruzeiro é o mandante, mas a renda será dividida com o Atlético.