None

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro e América empatam no Mineirão e deixam liderança do Estadual para o Uberlândia

Time celeste vencia até os 46min do 2º tempo, quando Bryan acertou belo chute de fora da área e empatou a partida. Resultado favorece clube do Triângulo, novo líder

postado em 28/02/2016 18:59 / atualizado em 28/02/2016 22:36

Rodrigo Clemente/EM D.A Press

Num clássico marcado pelo equilíbrio no primeiro tempo e queda de produção na etapa final, não havia outro resultado tão justo quanto o empate. O Cruzeiro abriu o placar com De Arrascaeta, aos 43min, mas levou ducha de água fria nos acréscimos do segundo tempo, quando Bryan, lateral-esquerdo de muita qualidade técnica em chutes de fora da área, acertou belíssima finalização de longa distância e empatou o jogo no Mineirão. O resultado deixou parte dos 20 mil torcedores presentes no Gigante da Pampulha na bronca com o clube celeste. Por outro lado, a minoria americana fez a festa em função do resultado com “sabor de vitória”. Quem ri de tudo isso é o Uberlândia, novo líder do Estadual. A equipe do Triângulo alcançou o topo, com 12 pontos, ao bater o Guarani por 2 a 0, no Parque do Sabiá. Em seguida vêm a Raposa (11 pontos), o Atlético (10 pontos e seis gols de saldo) e o Coelho (10 pontos e três gols de saldo).

No próximo domingo, às 18h30, o Cruzeiro visita a Caldense no Estádio Ronaldo Junqueira pela sexta rodada do Mineiro, enquanto o América joga contra o Tricordiano no Soares de Azevedo, em Muriaé, às 16h de sábado. Antes, porém, o alviverde terá compromisso pela Primeira Liga diante do rival Atlético. O jogo de quarta-feira, às 19h30, no Independência, valerá pela terceira rodada do Grupo A.

O jogo

Favorecidos pela derrota do Atlético para a URT nesse sábado, por 1 a 0, em Patos de Minas, Cruzeiro e América se enfrentaram neste domingo pensando na liderança do Campeonato Mineiro. A forte chuva que caiu na região da Pampulha antes da partida poderia comprometer a qualidade do confronto, mas o sistema de drenagem do estádio, aliado à trégua dada pela própria natureza, funcionou bem e permitiu que a bola rolasse perfeitamente.

Automaticamente, o vencedor do clássico assumiria a ponta do Estadual. O empate beneficiaria a Raposa, desde que o Uberlândia tropeçasse diante do Guarani, no Parque do Sabiá. Mas nenhum dos dois clubes queria sair com apenas um ponto. Por isso, tanto Cruzeiro quanto América criaram chances perigosas na primeira etapa. Aos 5min, Fabiano cruzou para Alisson, que cabeceou à queima-roupa. João Ricardo pegou no susto. Três minutos depois, foi a vez de Pablo, volante do América, soltar a bomba de fora da área e exigir grande intervenção de Fábio.

O jogo era lá e cá. Alisson, o mais perigoso da equipe celeste no primeiro tempo, voltou a assustar aos 11min, quando driblou o xará Alison e chutou à esquerda de João Ricardo. Rafael Bastos, aos 16min, deu a resposta para o Coelho ao arriscar da intermediária e mandar por cima da meta azul.
Rodrigo Clemente/EM D.A Press


Até no volume de jogo as equipes se revezaram no domínio. O Cruzeiro teve mais posse de bola nos 20 primeiros minutos. Depois disso, o América se soltou dentro de campo e equilibrou as ações. Diante de tanta igualdade, somente uma falha grotesca de algum jogador proporcionaria chance mais clara de gol. Foi isso que aconteceu aos 43min. O lateral-esquerdo Danilo, do América, errou cobrança de lateral no campo de defesa e possibilitou o passe do cruzeirense Willian para De Arrascaeta. Sozinho, o uruguaio tocou na saída de João Ricardo: 1 a 0.

Enquanto Deivid manteve a equipe que saiu em vantagem nos 45 minutos iniciais, Givanildo Oliveira fez duas modificações no América. Inoperantes na partida, Danilo e Bruno Sávio foram substituídos por Bryan e Victor Rangel.

Rodrigo Clemente/EM D.A Press
Apesar do sangue novo do Coelho na ala esquerda e no ataque, o Cruzeiro se fez mais presente no ataque no começo do segundo tempo. Aos 14min, De Arrascaeta cruzou e Bruno Rodrigo quase marcou de cabeça. A partir dos 20min, o clássico caiu de qualidade. Nitidamente cansadas, as equipes abusaram de lançamentos errados e ataques malsucedidos. Deivid tentou dar gás ao time celeste colocando Ariel Cabral, Elber e Rafael Silva nas vagas de Sánchez Miño, Alisson e Willian. Givanildo, por sua vez, substituiu Rafael Bastos por Tiago Luís.

Quando tudo parecia perdido para o América, o lateral-esquerdo Bryan, que começou a temporada na reserva de Danilo e agora tem tudo para recuperar a titularidade, soltou a bomba de longa distância e empatou a partida no Gigante da Pampulha: 1 a 1.





CRUZEIRO 1X1 AMÉRICA

CRUZEIRO
Fábio; Fabiano, Dedé, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Lucas Romero e Sánchez Miño (Ariel Cabral, aos 23min do 2ºT); De Arrascaeta; Willian (Rafael Silva, aos 32min do 2ºT) e Alisson (Elber, aos 28min do 2ºT)
Técnico: Deivid

AMÉRICA
João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo (Bryan, no intervalo); Leandro Guerreiro e Pablo; Osman, Rafael Bastos (Tiago Luís, aos 32min do 2ºT) e Tony; Bruno Sávio (Victor Rangel, no intervalo)
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: De Arrascaeta, aos 43min do 1ºT (CRU); Bryan, aos 46min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Lucas Romero, aos 44min do 2ºT (CRU); Danilo, aos 32min, e Alison, aos 41min do 1ºT (AME)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 28 de fevereiro de 2016
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes
Público: 19.622 pagantes
Renda: R$ 557.045,00

Tags: bryan cruzeiroec interiormg futnacional seriea americamg De Arrascaeta