None

CAMPEONATO MINEIRO

Globo abre possibilidade de clássico no sábado, mas Atlético não aceita e jogo será no domingo

FMF comunica que data dependeria de acordo entre as partes, o que não ocorreu

postado em 14/04/2015 11:19 / atualizado em 14/04/2015 14:04

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

A partida decisiva entre Cruzeiro e Atlético, pela semifinal do Campeonato Mineiro, ocorrerá mesmo no próximo domingo, às 16h, no Mineirão. A definição ocorreu nesta terça-feira, depois que o Galo não aceitou a mudança do confronto para o próximo sábado, conforme solicitação da Raposa. A TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio, e a Federação Mineira de Futebol deixaram a possível alteração nas mãos dos dois clubes.

Como o presidente atleticano Daniel Nepomuceno, que está no México, acompanhando o time que enfrenta o Atlas nesta quarta-feira, disse não à alteração, o jogo segue marcado para domingo, conforme anteriormente definido pela Globo. O mandatário do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, já adiantou que irá procurar a Justiça Desportiva. No entendimento celeste, a partida deveria ocorrer no sábado, por conta do jogo da Raposa na Libertadores, na próxima terça-feira, contra o Universitario de Sucre, no Mineirão.

O presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Guimarães Neto, divulgou uma nota oficial, dizendo que a entidade não iria se opor à mudança, caso os clubes chegassem a um acordo, o que não ocorreu.

“Quero esclarecer o seguinte, tão logo foram definidas as partidas semifinais, na segunda-feira, seis de abril, recebemos uma manifestação formal da televisão, através da qual ela fazia questão absoluta que os jogos entre Atlético e Cruzeiro acontecessem sempre aos domingos, às 16h. A partir desse momento, iniciamos um árduo trabalho para que houvesse a possibilidade de se alterar pelo menos o segundo confronto para o sábado, para que não houvesse novamente prejuízo para o Cruzeiro. Ontem, recebemos novamente um comunicado formal da televisão, no sentido de que a partida deveria acontecer no domingo, dia 19, às 16h", disse ao Superesportes.

"Após toda a repercussão do assunto, a televisão divulgou hoje (terça-feira) uma nota oficial, afirmando que, se houver acordo entre Cruzeiro, Atlético e Federação, ela (TV) concorda com a alteração do jogo para sábado. Mas, caso não haja esse acordo, a TV mantém seu posicionamento com intuito de que o jogo ocorra no domingo. Então, diante desse novo posicionamento da televisão, a Federação se manifesta concordando que a partida aconteça sábado, desde que haja a concordância entre Cruzeiro e Atlético”, afirmou o mandatário da FMF, deixando a responsabilidade por conta dos clubes.

De acordo com o Artigo 35 do Campeonato Mineiro, o Atlético não precisaria ser consultado para decidir a data do jogo. O regulamento prevê alterações na tabela levando em consideração apenas as partes diretamente interessadas: o clube mandante e a emissora detentora dos direitos de transmissão, neste caso, Cruzeiro e Globo.

A partida de ida, disputada no último domingo, no Independência, terminou empatada por 1 a 1. O Cruzeiro possui a vantagem de se classificar à final do Campeonato Mineiro com novo empate, já que fez campanha superior na primeira fase.

Tags: futnacional atleticomg cruzeiroec