“Existe, junto à prefeitura, uma aprovação de um plano básico de fazer uma reorganização do entorno do Independência, na questão da mudança de mãos das vias, dos semáforos, das calçadas. O projeto já está aprovado e ele me prometeu que, nos próximos dias, as obras vão começar no entorno do estádio”, explicou.
Com o primeiro jogo do novo Independência previsto para a segunda quinzena de março, as obras no trânsito do Horto ainda deverão estar pendentes. “Esperamos que esteja praticamente pronto, mas não totalmente. Esperamos que esteja em uma condição privilegiada”, observa Sérgio Barroso.
O secretário do Governo ressalta que, além do carro particular, o transporte coletivo deve ser privilegiado pela população, a fim de não congestionar o fluxo no Horto. “Mas, o mais importante que todos saibam é o seguinte, como o projeto de mobilidade urbana, vamos fazer uma campanha chamada 'Independência a pé'. O estádio tem um bem muito grande que as pessoas esquecem. É exatamente a estação do metrô do Horto. Hoje eu fiz a caminhada do Horto até aqui e deu 500 metros. Essa é uma distância, para aqueles que não têm necessidades especiais, compatível com a entrada de qualquer estádio de futebol”.
Quem optar pelo transporte particular vai contar com estacionamento do estádio e ruas do entorno. “O estacionamento dentro do estádio comportará 492 vagas. Ainda mais pessoas vão vir de carro e terão bolsões de estacionamento na região. Mas a grande força que vamos fazer é para que o torcedor privilegie o transporte público, que fica a 500 metros do estádio”, destacou Barroso.
Por ora, não está claro se as vagas de estacionamento internas estarão disponíveis para o torcedor comum ou se serão destinadas a convidados e donos de camarotes.
A localização dos bolsões de estacionamento ainda será estudada pela BHTrans.
Leia também:
- Vestiários, cadeiras e acabamentos travam entrega do Independência "no prazo"
- Governo minimiza problema de visibilidade de 24% dos assentos do Independência