O Grêmio tem praticamente metade do atual elenco formado por jogadores das categorias de base. O Tricolor reformulou o grupo de atletas no início da temporada acertando rescisões, fazendo mais de dez contratações e passa a oportunizar cada vez mais os jovens do clube.
Renato tem sido novamente o fiador do processo
Luan, Arthur, Everton Cebolinha, Pedro Rocha, Pepê e Wallace foram alguns dos principais jogadores revelados pelo Grêmio nos últimos anos. Atletas que deram retorno técnico e foram vendidos para a Europa fazendo o Tricolor lucrar valores consideráveis. Todos passaram pelas mãos do atual treinador gremista.
Em 2023, considerando os jogadores que ainda estão no clube, foram relacionados para jogos ao todo 36 atletas. Deste número, 17 são oriundos das categorias de base. A lista era maior, mas o lateral Thomas Luciano está deixando o clube rumo ao Gil Vicente, de Portugal.
Contra o América-MG na quinta-feira (22), o time titular tinha cinco jogadores da base e no banco reservas nove de 12 também eram formados pela base do clube.
Lesões, suspensões e saídas foram aumentando o espaço para a utilização de jovens jogadores. Renato tem apostado e passado confiança aos atletas. Uso de jovens foi promessa de campanha do presidente Alberto Guerra.
O objetivo no clube é cada vez mais oportunizar as promessas da categoria de base. Com problemas financeiros, o Grêmio vê nos jovens a possibilidade novamente de retorno esportivo e também de lucros financeiros.
Confira a lista de jogadores do elenco formados na base do Grêmio
Goleiros: Gabriel Grando, Adriel, Brenno e Felipe
Laterais: Cuiabano e Wesley Costa
Zagueiros: Gustavo Martins, Natã e Viery
Volantes: Bitello, Mila, Darlan e Ronald
Meias: Nathan Fernandes
Atacantes: Ferreira, Zinho e Lian