Diego Souza está recuperado de lesão e faz treinos físicos com o objetivo de voltar a atuar profissionalmente. O centroavante de 38 anos concedeu entrevista exclusiva ao Superesportes para falar sobre os motivos de desejar a renovação do contrato com o Grêmio que termina em 11 dias.
O camisa 29 do Grêmio concluiu o tratamento no joelho esquerdo e se aproxima de ter condições de retornar aos gramados. Ele tem vontade de seguir no clube, mas ainda não foi procurado pela diretoria e diz que o Sport já demonstrou interesse nas últimas semanas.
- Se for viável permanecer, for de interesse do Grêmio e eu puder ajudar de alguma maneira, sem dúvida eu ficaria até dezembro. Se não for possível, serei grato a tudo que passei aqui – afirma o centroavante.
O Tricolor não tem no momento um reserva imediato para Suárez. O jovem André Henrique foi contratado recentemente, mas está sendo preparado para o futuro. Nas ausências do goleador uruguaio, Renato tem improvisado o meia Vina na função.
Motivo para repensar aposentadoria
No final de 2022, Diego Souza tinha o objetivo de encerrar a carreira justamente no término do seu contrato com o Grêmio, no fim de junho, porém o jogador relata o motivo que o fez repensar e desejar atuar até o final da atual temporada.
- Eu tinha um pensamento diferente, mas acabei me machucando. Operei ano passado pra ficar bem esse ano e acabei machucando de novo. Foi bem frustrante pra mim e eu não queria terminar desta forma – contou o atleta.
Relação com Renato Portaluppi
Embora tenha relação próxima com Renato, o centroavante afirma não ter conversado ainda com o treinador sobre o tema, mas salienta a liberdade entre as partes para comunicar qualquer tipo de decisão.
- Ainda não conversamos sobre isso. Temos uma amizade grande. Tenho liberdade com ele. Renato sabe o que está acontecendo. Se tiver que permanecer, ele vai falar comigo. O Renato me ajudou muito aqui. Ele que me trouxe de volta e foi meu primeiro treinador no profissional. Com ele a conversa é sempre muito direta – destaca o veterano.
Possibilidade de parar agora e interesse do Sport
Diego Souza desperta interesse de outros clubes do futebol brasileiro. Um deles, o Sport, fez sondagem. O atleta não descarta retornar ao Leão, onde teve passagens positivas, mas dá a entender que poderá se aposentar em caso de não renovação com o Grêmio.
- Apareceram algumas situações e o Sport é um clube que eu tenho um carinho muito grande. Vou precisar pensar com calma e analisar. Tenho um filho de 15 anos e uma menina de 12. Isso precisa ser conversado, pois eles já mudaram bastante e isso dificulta na tomada de decisão – avalia o camisa 29.
Estou tranquilo, feliz e grato por tudo que aconteceu comigo. Se tiver que parar de jogar também, sei que foi tudo muito bom."
Lesão inusitada
O centroavante do Grêmio não atua desde março deste ano por ter se lesionado cobrando um pênalti. A situação ocorreu na semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, na Arena. O atleta comenta a lesão inusitada.
- Hilário. Algo diferente, mas eu já vinha sentindo um pouco de dor no joelho e ali [na cobrança de pênalti] eu fiz um movimento com força que acabou me prejudicando. Acontece – diz.
- Sempre muito difícil ficar machucado, mas o pior já passou. Agora estou voltando aos poucos a ganhar a forma física nos treinamentos – conclui.
Diego Souza deve ficar apto a voltar a jogar no próximo mês. A definição sobre a possível renovação de contrato deve ocorrer nos próximos dias.
Andarilho da bola
Com 38 anos recém-completados, Diego Souza está na sua segunda passagem pelo Grêmio. O centroavante conquistou o carinho e o respeito dos gremistas, mas também foi feliz em outros lugares. O jogador tem diversos clubes no seu currículo.
Formado nas categorias de base do Fluminense, o jogador chegou a voltar ao clube carioca em 2012, mas também teve passagem por Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco, Sport, Botafogo e São Paulo no Brasil.
Diego Souza ainda atuou em três clubes do exterior. Primeiro no Benfica, de Portugal, mas também no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e no Metalist, da Ucrânia.