O Grêmio enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira (31), às 20h, no Mineirão, encarando a partida como a grande decisão da temporada até o momento. O jogo para o tricolor vale por mais fatores além da vaga para as quartas de final da Copa do Brasil.
Voltando da série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não está envolvido nas competições sul-americanas. Além do Gauchão, as disputas são apenas no Brasileirão e na Copa do Brasil.
O Grêmio observa a competição com formato de mata-mata como um caminho mais curto para conquistar um grande título na temporada. Nos bastidores, embora não se descarte, há pouca esperança por brigar pelo título da competição de pontos corridos.
O técnico Renato Portaluppi tem solicitado reforços. Segundo ele, sem a chegada de jogadores de velocidade, o Grêmio praticamente não terá chance de brigar por títulos em 2023.
A direção observa atletas para pelo menos três posições, mas a janela de transferências estará aberta somente a partir de julho. Passar de fase, fará facilitará a chegada de novos jogadores.
Seguir vivo na Copa do Brasil e sonhando com o título da competição é prioridade para o Grêmio.
A premiação é outro fator que pesa na importância do enfrentamento desta noite. A queda para a segunda divisão em 2021 deu diversos prejuízos financeiros ao Grêmio, que está novamente endividado. Passando para a próxima fase da Copa do Brasil, o clube colocará nos cofres mais R$ 3,3 milhões.
Recentemente o Grêmio chegou aos 100 mil sócios ativos. A marca foi atingida através de uma meta estabelecida pela diretoria, que foi impulsionada principalmente pela contratação de Suárez. A nova meta agora é chegar aos 150 mil sócios ainda em 2023 e o clube entende que seguir avançando na Copa do Brasil será fundamental para isso.