
Suárez é o artilheiro do Grêmio em 2023
O Grêmio espera abrir vantagem contra o Cruzeiro no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (17). Além de contar com o artilheiro Suárez, o clube vê quatro fatores como determinantes para acreditar na construção da vitória. A partida inicia às 19h30, na Arena.
O clube espera por gols principalmente do centroavante Suárez, acostumado a decidir em grandes jogos, mas vê outros pontos importantes para conseguir vencer. A ideia é obter a vitória para ter certa tranquilidade na partida de volta, fora de casa.
Meio-campo com Pepê e Bitello

Pepê retornou de lesão e foi o melhor do Grêmio contra o Fortaleza
Renato lamentou muito nos últimos jogos as ausências de jogadores entregues ao departamento médico, mas principalmente dos volantes. A dupla formada por Lucas Silva e Milla teve dificuldades para fazer com que o time tivesse posse de bola, algo que o treinador pede.
De todos os jogadores que recentemente se recuperaram, o mais aguardado era Pepê. O volante retornou contra o Fortaleza e já foi escolhido por Renato como o melhor em campo na partida.
O entendimento da comissão técnica é que Pepê e Bitello juntos fazem crescer consideravelmente a qualidade no meio-campo e também a dinâmica de jogo da equipe. Esse é um dos principais trunfos do Grêmio para vencer o Cruzeiro.
Além da dupla, Villasanti também retornou e será titular. Cristaldo e Vina completam o setor. Carballo está à disposição, mas começará a partida na reserva.
Saiba mais
Concentração diferente

Jogo é considerado como o mais importante até o momento na temporada para o Grêmio
A Copa do Brasil se tornou a prioridade do Grêmio na temporada. O clube analisa que as chances de título no Brasileirão se tornaram pequenas pela ausência de reforços com as características solicitadas por Renato.
O treinador ainda tem histórico de priorizar as competições de mata-mata e fará isso novamente, mas sem descuidar do Campeonato Brasileiro.
Renato, em entrevista coletiva nessa terça-feira (16), destacou que o clube está acostumado a vencer a Copa do Brasil, e que os jogadores e a torcida gostam da competição. O treinador ainda prometeu empenho máximo do time no jogo desta noite.
Ambiente

Renato pode promover no máximo uma mudança na equipe para o confronto com o Cruzeiro
O Grêmio passou por polêmicas recentes. As entrevistas de Renato sobre o caso Adriel e a cobrança pública do treinador por reforços não foram bem vistas nos bastidores e fizeram com que reuniões ocorressem.
Renato, na entrevista coletiva concedida nessa terça-feira (16), no CT Luiz Carvalho, mudou o tom e, até mesmo o discurso, sobre o tema reforços.
O treinador fez questão de defender a diretoria, destacando o esforço realizado para contratar mais de dez atletas, mesmo com recursos escassos, e afirmou entender as dificuldades para buscar mais peças no mercado de transferências, embora tenha reafirmado a necessidade de jogadores de velocidade.
Arena

Expectativa é de 26 mil torcedores na Arena nesta noite contra o Cruzeiro
Mesmo que a a expectativa de público seja inferior ao número de torcedores que o Grêmio gostaria de receber na Arena, apenas 26 mil, o clube aposta no fator casa para construir o resultado positivo.
Jogando em casa em 2023, o Grêmio ainda não foi derrotado. Foram 12 jogos, com nove vitórias e três empates. No confronto mais importante na Arena na temporada, vitória por 2 a 1 no clássico Gre-Nal.
Além do histórico, a arquibancada norte está liberada e deve estar lotada na partida desta noite. A punição para o setor é válida apenas para partidas do Brasileirão.