
Renato pediu apoio dos torcedores na Arena
O técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira (16) e projetou a partida contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. O treinador prometeu empenho da equipe, solicitou apoio dos torcedores, relatou a situação física dos atletas e pediu “menos desespero”.
O Grêmio enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira (17), às 19h30, na Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O clube analisa a competição como a única possibilidade de título na temporada e encara a como a principal decisão do ano até o momento.
Sem desespero
O Grêmio não vence há três jogos no Brasileirão e vem sendo cobrado também pelo desempenho ruim. Renato tratou com normalidade o tema. O treinador afirmou entender que todas as equipes passarão por dificuldades na temporada e pediu calma.
- Caiu o rendimento, mas vai melhorar. Não precisamos de desespero. O que falar das equipes que estão piores no Brasileirão do que a gente? São altos e baixos. É normal. Ganha uma e sobe na tabela, perde uma e já desce. É natural. É início de campeonato. Temos que ter calma. Sabemos que precisamos melhorar. – pediu Renato.
Pedra no sapato
Renato foi questionado pela dificuldade do Grêmio nos enfrentamentos com os mineiros e fez questão de elevar a confiança do clube e valorizar o confronto:
- Um grande clássico do futebol brasileiro. Cruzeiro ganhou seis vezes a Copa do Brasil e o Grêmio ganhou cinco. Duas grandes equipes. Empenho e atitude não faltam para a minha equipe. Se o Cruzeiro é pedra no sapato do Grêmio, o Grêmio também é pedra no sapato do Cruzeiro. Vai ser um grande jogo. – afirmou o técnico.
Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram recentemente pelo Campeonato Brasileiro. Na Série B de 2022, os dois clubes também duelaram em mais duas oportunidades. Nestes três confrontos mais recentes, foram duas vitórias do Cruzeiro e um empate.
O histórico geral do confronto também é favorável aos mineiros. Foram 32 vitórias do Cruzeiro, 24 vitórias do Grêmio e 21 empates.
Saiba mais
Preparação física
Após a partida diante do Fortaleza, pelo Brasileirão, o zagueiro Kannemann relatou cansaço da equipe na segunda etapa e citou como fator de dificuldade para conseguir a vitória.
A preparação física da equipe passou a ser questionada, mas Renato discordou que haja problema com a parte física e apenas lamentou o excesso de jogos:
- Não temos problema algum de preparação física. Tivemos muitos jogadores no departamento médico. As pessoas precisam entender que falta ritmo de jogo quando retornam. Agora estamos tendo cuidado com o Bitello. O Carballo joga e sente dores e às vezes não sente. Estamos cuidando de tudo isso. – afirmou o treinador
Ida na Arena
Os desempenhos e os resultados ruins da equipe nas últimas partidas fizeram com o que seja baixa a procura por ingressos para o jogo contra o Cruzeiro.
O Grêmio entende ser o duelo mais importante da temporada até o momento, mas a expectativa de público é de apenas 26 mil torcedores.
Renato comentou a importância do confronto e o retrospecto que não tem sido favorável ao Grêmio:
- Torcedor tem que ir pra Arena e incentivar o time. É uma competição que o clube gosta, que os jogadores gostam e que o torcedor também gosta. Uma competição que já vencemos. Precisamos mais do que nunca da ajuda dos nossos torcedores. Estamos trabalhando a cada jogo para voltar a agradar o nosso torcedor. – disse o técnico.
Renato não escondeu que gostaria de fazer o primeiro jogo fora de casa e o segundo na Arena, mas salientou a importância dos dois jogos, destacando que a vaga não será decidida apenas no jogo de ida.