- Eu penso sempre no que é melhor para o clube, então eu vou atrás de opções. Sempre encontramos soluções, mas se você for buscar as outras épocas, em todas as outras épocas nós tínhamos velocidade, que é essencial no futebol, independente do esquema que você usa - ponderou Renato.
O problema, segundo o técnico, está ligado à falta de velocidade do meio-campo e isso começa a preocupá-lo neste início de Brasileirão. Em seis rodadas, a equipe tem duas derrotas, dois empates e duas vitórias.
- Eu sempre falo que velocidade é essencial no futebol. Nós temos jogadores que não têm essa característica de velocidade, enquanto todos os nossos adversários têm. É um problema que a gente tem. A gente valoriza bastante a posse de bola, eu gosto disso, mas em determinados momentos precisamos da velocidade. E a gente não tem ou quase nunca tem. E aí dá tempo do adversário voltar e fechar os espaços. Isso tira os espaços do contra-ataque, e começa a dificultar ainda mais as nossas manobras no campo do adversário - afirmou o treinador.
Para Renato, sanar este problema de vez depende de contratações, mas o “curativo” para o momento é utilizar a zaga como estrutura para melhorar a saída de bola. A estratégia não funcionou na última rodada do Brasileiro, mas segue sendo a opção mais viável.
- Já tentei de outras formas também, muitas vezes quando a gente joga com três zagueiros, reclamam. ‘Ah, mas vai jogar com três zagueiros?’. Independente de esquema, para alguns da Imprensa, que acham que jogar com três zagueiros é jogar defensivamente, estão totalmente enganados. Às vezes, você jogando com três zagueiros será mais ofensivo do que com dois. Acima de tudo, levo em consideração as peças que eu tenho nas mãos - disse.
Reestruturação no Grêmio
O Grêmio pisou no "freio" com os gastos depois da chegada de Luís Suárez. A contratação do uruguaio foi um investimento importante para a temporada, mas ainda há algumas lacunas a serem preenchidas.
- O torcedor do Grêmio pensa onde o clube estava há um tempo atrás, esse ano nós mudamos praticamente mais de 50% do grupo. Nós disputamos dois campeonatos e nós ganhamos dois campeonatos mesmo com todas as modificações. Tinha um grupo que estava pronto, que estava bem e nós atropelamos, nós ganhamos… Então é uma reestruturação geral no clube. Não vai ser da noite para o dia - acrescentou.
O time gaúcho não vence pelo Brasileirão desde a terceira rodada, quando derrotou o Cuiabá por 2 a 1 fora de casa. Em seguida, a equipe empatou por 3 a 3 com o Red Bull Bragantino em casa e perdeu para o Palmeiras por 4 a 1 no Allianz Parque.