Na atual temporada, embalado pelo sexto título estadual consecutivo, o Grêmio espera voltar a conquistar uma competição de expressão. A mudança de perfil no elenco faz o clube acreditar estar forte para conquistar o Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. Alguns elementos justificam essa expectativa, segundo apurou o Superesportes.
Por que o Grêmio confia em ser campeão em 2023
O principal fator de confiança é a presença de Suárez. A vinda do jogador gerou reflexo imediato na melhora da autoestima do clube e da torcida. O uruguaio tem agradado pelas questões de campo, mas também fora dele, servindo de exemplo positivo para outros atletas. Além disso, o quadro de sócios, até o momento, cresceu em aproximadamente 30% desde sua contratação.
Investimentos em contratações como Cristaldo, Carballo e Pepê, também fazem crescer a expectativa por bons resultados na temporada. Foram 12 novos jogadores contratados até o momento. A diretoria também considera reforço a renovação de contrato do zagueiro Kannemann e realizou diversas dispensas de jogadores contestados pela torcida.
Mercado: Renato quer mais um reforço no Grêmio
Após a conquista do Campeonato Gaúcho, em entrevista coletiva, o técnico Renato Portaluppi afirmou entender que o grupo está pronto para disputar com igualdade as duas competições que está participando. Publicamente, o treinador tem o costume de valorizar o grupo de atletas, mas não esconde que gostaria de ganhar, pelo menos, mais um reforço.
O principal pedido de Renato para a diretoria é a contratação de um atacante que atue pelos lados do campo e tenha características principalmente de drible e velocidade. Michael, ex-Flamengo, atualmente no Al-Hilal, é o sonho, mas está distante pelos valores.
Ferreira agrada pela qualidade e por reunir justamente as características solicitadas pelo treinador, mas coleciona lesões e está entregue ao departamento médico do clube. Zinho, de 19 anos, oriundo das categorias de base, tem ganho oportunidades e sido elogiado.
Após a polêmica com Adriel, que sequer foi relacionado para a partida contra o Cuiabá e está com futuro indefinido, goleiro volta a ser preocupação interna e da torcida. Nos bastidores, o clube procura passar confiança para Gabriel Grando e espera que o jogador possa se afirmar na condição de titular. Brenno está retornando de lesão. O elenco ainda tem Felipe Scheibig.
Grêmio vai priorizar competição neste ano?
Oficialmente, em manifestações e na prática, o clube ainda não demonstrou se adotará a postura de priorizar uma das competições, com possíveis atletas poupados na outra. Internamente, apesar do desejo de voltar a conquistar um Brasileirão após 27 anos, o entendimento é que a Copa do Brasil é um caminho mais curto.
Recentemente, Paulo Caleffi, vice-presidente de Futebol do clube, e o técnico Renato Portaluppi, em entrevista ao "Canal téti a téti" e em entrevista coletiva, respectivamente, afirmaram que gostariam de conquistar o Campeonato Brasileiro. Em outras passagens pelo clube, Renato optou por priorizar as competições de mata-mata.