Pela ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, o Grêmio perdeu do Ypiranga neste domingo, por 2 a 1, fora de casa. No Estádio Colosso da Lagoa, Luis Suárez abriu o placar, mas Erick marcou dois gols de pênalti e virou a partida.
Primeiro tempo
O tricolor começou a partida pressionando o Ypiranga e quase abriu o placar nos primeiros lances. Aos 12 minutos, Pepê puxou contra-ataque para o Grêmio e achou belo passe para Suárez sair na cara do gol. O atacante uruguaio tocou de trivela para marcar.
Dono da assistência, Pepê teve que deixar a partida por lesão, assim como o lateral Fábio. Ferreirinha entrou e participou de uma jogada pelo lado direito, quando invadiu a área e foi derrubado. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado e Suárez desperdiçou a cobrança.
Além da penalidade, o Grêmio perdeu várias chances para ampliar a vantagem no primeiro tempo dominante da equipe de Renato Gaúcho. Vina recebeu passe livre na pequena área, de frente para o gol, mas pegou errado na bola e chutou para fora.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o ritmo dos visitantes caiu. Principalmente pelas bolas paradas, o Ypiranga cresceu na partida e levou perigo. Aos 21 minutos da segunda etapa, Kannemann cometeu falta em Matheuzinho dentro da área e a arbitragem marcou pênalti, com ajuda do VAR. Erick deslocou o goleiro Adriel e empatou o jogo.
Aos 30 minutos, Matheuzinho teve a chance de virar o jogo para o Ypiranga, mas parou em bela defesa de Adriel. No rebote, Erick perdeu a oportunidade. O jogo parecia se encaminhar para um empate, mas após um cruzamento na área, Kannemann tocou com a mão na bola e a arbitragem assinalou outro pênalti. O argentino foi expulso, Erick cobrou novamente e marcou o gol da virada do Ypiranga.
YPIRANGA 2 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, Erechim (RS)
Data: 19 de março de 2023 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: André da Silva Bitencourt e Juarez de Mello Júnior
VAR: Wagner Reway
Cartões amarelos: Robson, Islan, Júnior Sergipano e Ralph (Ypiranga); Ferreirinha e Suárez (Grêmio).
Cartões vermelhos: Kannemann (Grêmio).
Gols: Luis Suárez, aos 12 minutos do 1ºT (Grêmio); Erick, aos 24 minutos e aos 50 minutos do 2ºT (Ypiranga)
YPIRANGA: Caíque; Robson, Islan, Júnior Sergipano e Patric Calmon; Lorran, Mossoró e João Pedro; Matheusinho, MV e Erick.
Técnico: Luizinho Vieira
GRÊMIO: Adriel; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Carballo, Villasanti e Pepê (Ferreirinha); Bitello, Vina e Luis Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho