Os comandados de Roger Machado têm a chance de ir em busca do pentacampeonato e conquistarem o primeiro título sob o comando do técnico.
Para o duelo, dois desfalques são certos para o Tricolor: Ferreirinha, expulso na semifinal, e Villasanti, convocado pela seleção paraguaia para a data Fifa.
"É minha primeira final como treinador do clube. Já fui campeão como jogador e desejo ser campeão como treinador, para marcar mais uma vez na história do clube. O torcedor sem dúvida vai comemorar essa conquista, a oportunidade de título, manter a hegemonia da casa. É muito importante para mim e, tenho certeza, para os atletas", disse Roger após superar o Internacional na semifinal.
Já pelo lado do Ypiranga, é a primeira vez que os comandados de Luizinho Vieira disputam uma final do campeonato. Para o duelo, o elenco não conta com Matheus Pusto, expulso diante do Brasil de Pelotas na fase anterior.
Para chegar à final, o clube terminou na liderança da primeira fase com 21 pontos, mesma somatória de seu adversário. Em 13 jogos, a equipe conquistou sete vitórias, três empates e três derrotas, além de marcar 20 gols e ter sofrido dez.
YPIRANGA X GRÊMIO
YPIRANGA: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego; Lorran, Lucas Falcão, Cesinha e Marcelinho; Erick e Hugo Almeida
Técnico: Luizinho Vieira
GRÊMIO: Brenno; Rodrigues (Matheus Sarará), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Fernando Henrique), Lucas Silva e Bitello; Campaz, Elias e Diego Souza
Técnico: Roger Machado
Local: Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Data: 26 de março de 2022, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Mastella Moreira
VAR: Braulio da Silva Machado