Em seu pior momento na temporada, o Grêmio teve pouco tempo para lamentar os últimos tropeços no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há cinco jogos na competição, a equipe gaúcha busca reagir diante do Atlético-GO, neste domingo, às 19 horas, em Goiânia. O duelo é válido pela oitava rodada.
Tido em mais uma temporada como um dos postulantes ao título, o Grêmio vem derrapando no campeonato. Só venceu uma vez, a partida de estreia diante do Fluminense. Depois, acumulou quatro empates seguidos até ser derrotado em casa para o Sport na última quinta-feira. O revés deixou o clima tumultuado e manteve a equipe na parte de baixo da tabela, com sete pontos.
Apesar do discurso confiante de que acredita que sua equipe vai voltar a vencer e jogar bem, e de ter dito que gostou do que viu contra o então lanterna da competição, o técnico Renato Gaúcho está insatisfeito e já avisou que fará mudanças na equipe. A maioria das alterações deve ser do meio para frente.
Matheus Henrique caiu de rendimento, Jean Pyerre, cujo pai está internado com covid-19, não vive grande fase, e Alisson têm produzido pouco. É improvável que o trio siga entre os titulares
Mas o que menos tem agradado é Thiago Neves. O meia recebeu uma oportunidade como titular na última partida e não correspondeu. Depois, foi muito criticado pelos torcedores e o clube decidiu rescindir o contrato do meia após apenas 14 jogos. Em suas redes sociais, o jogador disse que a notícia o pegou de surpresa e se mostrou chateado com o rompimento do vínculo.
Renato Gaúcho tem que encontrar no elenco alternativas para fazer a performance da equipe melhorar. Isaque, Luiz Fernando, Robinho, Everton são as principais opções. A tendência é de que dois deles sejam escalados contra o Atlético-GO. Everton já foi titular e não decepcionou. Robinho saiu do banco e deu o passe para Pepê marcar o único gol no revés para o Sport.
Para piorar, Pepê deve ser desfalque. O atacante sentiu novamente um incômodo na coxa esquerda na rodada anterior e a tendência é de que não jogue. Um dos poucos que vêm mostrando poder de decisão, o jovem já havia ficado fora do segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho em razão do mesmo problema. Maicon, também com dores musculares, deve seguir fora.
Atlético-GO
O Atlético-GO está bastante pressionado pela sequência de cinco jogos sem vitória e vai tentar encerrar esse jejum contra o Grêmio. O único triunfo aconteceu sobre o Flamengo, por 3 a 0, pela segunda rodada.
O resultado inesperado deu esperanças de uma boa campanha do time goiano. Mas, depois disso, o Dragão empatou mais duas vezes e perdeu outros três. Com cinco pontos, o time é o penúltimo colocado, à frente apenas do rival Goiás.
A sequência negativa deixou o técnico Vagner Mancini em situação delicada. O empate com o Fluminense, por 1 a 1, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira, deu uma sobrevida ao treinador. Mas um tropeço em casa pode deixar sua permanência insustentável.
Para buscar a vitória, Mancini deve apostar na manutenção da base que começou a partida no Maracanã. A única mudança seria no meio-campo. O volante Marlon Freitas retorna após cumprir suspensão automática no lugar de Willian Maranhão.
"Gostei daquilo que eu vi, principalmente a partir dos 20 minutos do primeiro tempo. Há uma grande chance, se todos os atletas estiverem à disposição, que a gente mantenha o time", comentou o treinador.
O volante Matheus Frizzo, que vem entrando no decorrer das partidas, é desfalque porque pertence ao Grêmio. Já o meia Jorginho, em atrito com o clube, continua de fora. O polivalente Moacir não faz mais parte do elenco, porque foi negociado com o CRB.
ATLÉTICO-GO X GRÊMIO
ATLÉTICO-GO
Jean, Dudu, João Vitor, Éder e Nicolas; Edson, Willian Maranhão e Chico; Janderson, Gustavo Ferrareis e Renato Kayzer
Jean, Dudu, João Vitor, Éder e Nicolas; Edson, Willian Maranhão e Chico; Janderson, Gustavo Ferrareis e Renato Kayzer
Técnico: Vagner Mancini
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva e Jean Pyerre (Thiago Neves); Alisson, Everton (Pepê) e Diego Souza
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Lucas Silva e Jean Pyerre (Thiago Neves); Alisson, Everton (Pepê) e Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho
Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Olímpico, em Goiânia (GO)
Data: 6 de setembro de 2020, domingo
Horário: 19 horas (Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Frederico Soares Vilarinho (MG)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)