Após ser derrotado por 1 a 0 na Arena, o Grêmio conseguiu reverter a vantagem do Palmeiras. O Tricolor Gaúcho saiu perdendo em São Paulo, porém a estrela de Alisson e Everton brilhou, com o placar de 2 a 1. De quebra, os gaúchos ainda conseguiram derrubar com um tabu de nunca terem vencido o time paulista no Pacaembu. Mais uma vez, Renato Gaúcho afirmou que a equipe gremista tem o futebol mais vistoso do país e elogiou a qualidade do adversário.
“Eu havia falado para vocês na outra partida que o Grêmio tem a maneira dele de jogar, buscando a vitória em qualquer competição, não importa o lugar. O que está certo não se muda. Não vou mudar um esquema. Não vou mudar a minha equipe porque o resultado de uma partida não veio. Nós temos um esquema que estamos usando nos últimos três anos. Tenho a confiança total no meu grupo. Sempre falo para eles que no Grêmio precisa pensar grande. Foi dessa maneira em 2016 cheguei e coloquei na cabeça dos jogadores que o Grêmio tinha todas as condições de competir e ganhar”, afirmou o treinador, que acrescentou.
“No momento que você pensa grande tem que jogar dessa maneira. Sempre respeitamos o Palmeiras. O Palmeiras tem uma grande equipe, um grande elenco, uma grande torcida e um grande treinador. Mas, do outro lado, tem um Grêmio que é muito forte, principalmente na Libertadores. Mesmo tendo perdido o jogo lá em Porto Alegre, o Grêmio não se abateu e manteve a cabeça erguida”, declarou.
O treinador deixou claro que nunca duvidou da classificação de sua equipe para a semifinal da Copa Libertadores.
“Sabíamos que tínhamos todas as condições de chegar aqui em São Paulo, com todo o respeito ao Palmeiras, e ganhar o jogo. Se o Palmeiras nos ganhou lá, nós tínhamos condições de vencer aqui. Apesar de sair atrás, tivemos a capacidade para reagir e virar a partida. Realmente foi uma partida épica, de raça, garra e o Grêmio competiu mais uma vez. Como falo para vocês (imprensa), o Grêmio gosta de ganhar, gosta da bola e gosta de agredir. Falo há quase três anos, o Grêmio tem sim o melhor futebol do Brasil. O Grêmio tem o melhor futebol do Brasil com resultado. Em dois anos e meio ganhamos seis títulos. Nós respeitamos todo mundo. Agora, futebol bonito nós temos”, avaliou.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Grêmio chega à semifinal do torneio. Segundo Renato, o torcedor gremista tem que estar orgulhoso da sua equipe pelos resultados alcançados nas últimas temporadas.
“O nosso torcedor tem que se sentir muito orgulhoso pelo que esse grupo vem fazendo nos últimos três anos. Temos um grupo bastante unido, fechado e todo mundo que chega é bem acolhido. Isso acaba fazendo diferença. Até porque essa amizade entre os jogadores, eles levam para o campo. Nosso grupo é muito fechado”, exaltou.
Renato Gaúcho ainda deixou claro o bom ambiente de trabalho no Tricolor. “Particularmente, me sinto privilegiado por estar à frente deste grupo. Neste período de quase três anos, nunca tive problema com algum jogador. Vocês sabem que no futebol é uma coisa normal, o treinador ter um certo tipo de problema com o jogador ou vice-versa. Nós nunca tivemos isso. Agradeço ao presidente Romildo Bolzan Júnior que usou palavras sábias na preleção. Eu pedi para ele falar alguma coisa para o grupo. Assim o grupo ficou um pouco mais aliviado”, comentou.
O Grêmio agora espera o vencedor do confronto entre Internacional e Flamengo, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, pela segunda partida das quartas de final da Libertadores.
As datas das semifinais do torneio estão programadas para os dias 02 e 22 de outubro. Agora, os gaúchos viram a chave e focam na partida deste sábado contra o São Paulo, às 11h(de Brasília), no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.