Na partida de ida das quartas de final, realizada em Porto Alegre, na semana passada, os dois times empataram por 1 a 1. Mesmo atuando diante de uma Fonte Nova lotada, o Grêmio começou a partida encurralando o Bahia e criou a primeira chance logo aos cinco minutos, quando Matheus Henrique aproveitou sobra de escanteio e bateu por cima.
Apesar de ter muito mais posse de bola, o Grêmio tinha dificuldades para criar lances de perigo diante de um Bahia bem postado. Cortez cruzou rasteiro e a bola ia de encontro a André se a zaga adversária não chegasse antes para tirar.
Aos poucos, o Bahia conseguiu equilibrar as ações e criou duas boas oportunidades. Na primeira, Lucas Fonseca ficou com a sobra após cruzamento e bateu rasteiro. Paulo Victor fez grande defesa. Na sequência, Artur finalizou com perigo para fora.
No finalzinho do primeiro tempo, Jean Pyerre passou por dois marcadores e tocou para André, que girou em cima de Lucas Fonseca e bateu rasteiro.
Logo no começo do segundo tempo, Jean Pyerre sofreu falta próxima entrada da área, mas desperdiçou a cobrança ao acertar a barreira. A resposta do Bahia veio aos 13 minutos. Logo depois de entrar no lugar de Élber, Arthur Caíke fez boa jogada e finalizou para defesa de Paulo Victor.
Aos 16, Jean Pyerre sentiu contusão e deu lugar para Luan. Três minutos depois, Alisson recebeu na esquerda, passou por dois marcadores e finalizou rasteiro no cantinho de Douglas Friedrich, que não conseguiu evitar o gol gremista.
Precisando do empate, o Bahia se lançou para frente dando espaço para o contra-ataque do Grêmio. Aos 27, Alisson desceu em velocidade e foi derrubado por Moisés. O árbitro assinalou pênalti, mas voltou atrás depois de consultar o VAR e viu que a falta foi fora da área. O lateral baiano, porém, acabou sendo expulso por ser o último homem.
Na cobrança da falta, Luan bateu por cima da barreira e Douglas Friedrich espalmou para escanteio. Aos 39, quase o empate do Bahia. Nino Paraíba cruzou e Fernandão cabeceou rente a trave de Paulo Victor, que só observou.
Nos acréscimos, os gremistas pediram pênalti após a bola tocar na mão de Nino Paraíba dentro da área. O árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado consultou o VAR e nada marcou. Depois disso, o time gaúcho se segurou e comemorou a classificação com o apito final.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 11ª rodada do Brasileirão. O Bahia recebe o Cruzeiro, às 17 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador, enquanto o Grêmio tem o clássico contra o Internacional, às 19 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
BAHIA 0 x 1 GRÊMIO
BAHIA
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton (Shaylon) e Eric Ramires (Fernandão); Artur, Élber (Arthur Caíke) e Gilberto.
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Rômulo), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Luan); Alisson (Pepê), Everton e André. Técnico: Renato Gaúcho.
GOL - Alisson, aos 19 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gilberto, Fernandão, Gregore e Elton (Bahia); Kannemann, Everton, Matheus Henrique e Maicon (Grêmio).
CARTÃO VERMELHO - Moisés (Bahia).
ÁRBITRO - Bráulio da Silva Machado (SC).
RENDA - R$ 1.349.590,50.
PÚBLICO - 46.341 pagantes.
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)..