Com o resultado, os gaúchos chegaram a 54 pontos e seguem entre os líderes do Campeonato Brasileiro. Já os rubro-negros seguem com 47 e podem deixar a zona de classificação para a competição sul-americana ainda nesta rodada.
Após um primeiro tempo de muita marcação e poucas chances de gol, a partida ganhou em emoção na etapa final. Logo no início, Éverton Ribeiro abriu o placar para o Flamengo. No entanto, Éverton marcou duas vezes para virar o jogo para o Grêmio. Ainda teve tempo de Luan marcar o terceiro para decretar a vitória gaúcha.
Na próxima rodada, o Grêmio vai até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, na quarta-feira. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Cruzeiro, na Ilha do Urubu.
O jogo - A partida começou com as duas equipes em busca do ataque, mas sem deixar espaços na defesa. Tanto que a primeira finalização do confronto aconteceu aos 14 minutos, em chute de Luan que parou em boa defesa de Diego Alves. A resposta do Flamengo veio em seguida, da mesma forma, com Rafael Vaz.
O panorama do duelo seguia o mesmo.
Os sustos fizeram com que o Grêmio buscasse o ataque com mais intensidade. Mesmo com mais posse de bola, os gremistas erravam muitos passes e não incomodavam o goleiro Diego Alves. Por outro lado, os rubro-negros viram os espaços no ataque aparecerem e quase abriram o placar aos 34 minutos, em chute de Renê.
Somente nos minutos finais, os donos da casa conseguiram dominar a partida. Aos 40 minutos, Ramiro chutou cruzado na área e viu Diego Alves salvar os cariocas. O lance animou o Grêmio, que permaneceu no ataque, mas teve que ir para o intervalo com a igualdade no placar.
No segundo tempo, o Flamengo não deu tempo do Grêmio fazer e abriu o placar com um minuto. Em contra-ataque rápido, Éverton Ribeiro tabelou com Éverton, que cruzou para o meia cabecear cruzado, sem chance para Paulo Victor.
Após o revés, o Grêmio se lançou ao ataque em busca do empate e quase conseguiu aos sete minutos. Fernandinho recebeu na área e chutou cruzado. A bola passou próxima da trave de Diego Alves. A resposta do Flamengo veio aos 11, quando Renê cruzou para a área, Geromel tirou, mas a bola chegou Cuéllar. O colombiano finalizou, mas viu Marcelo Oliveira impedir o segundo gol rubro-negro.
Só que aos 24 minutos, os donos da casa chegaram ao empate.
O gol animou os gremistas, que aproveitaram desatenção dos cariocas para virar o confronto, aos 26 minutos. Édílson fez lançamento longo para Éverton, que aproveitou falha de Pará para chegar na área e tocar sobre Diego Alves.
O Flamengo sentiu a virada e não conseguia pressionar o Grêmio, que aproveitou os espaços dados pelos cariocas para chegar ao terceiro gol, aos 36 minutos. Beto da Silva fez boa jogada individual, mas chutou errado. Só que a bola chegou em Luan, que só teve o trabalho de tocar para a rede.
Nos minutos finais, o Grêmio manteve o domínio da partida, pois viu o Flamengo acusar o golpe e apenas esperar o apito final. Os gaúchos poderiam ter saído de campo com uma goleada, mas Luan desperdiçou boa chance ao cabecear em cima de Diego Alves.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 1 FLAMENGO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 05 de novembro de 2017, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus - SP (FIFA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse - SP (FIFA) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo - SP (FIFA)
Renda: R$ 628.494,00
Público: 18.199 pagantes
Cartões Amarelos: Nenhum
Cartões Vermelhos: Nenhum
GOLS
GRÊMIO: Éverton, aos 24 e 26min do segundo tempo; Luan, aos 36min do segundo tempo
FLAMENGO: Éverton Ribeiro, a 1min do segundo tempo
GRÊMIO: Paulo Victor; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur e Ramiro (Léo Moura); Luan, Fernandinho (Éverton) e Jael (Beto da Silva)
Técnico: Renato Portaluppi
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê (Vinícius Júnior); Gustavo Cuéllar (Lucas Paquetá), Márcio Araújo, William Arão (Geuvânio), Éverton Ribeiro; Éverton e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda
.