O técnico Renato Portaluppi dividiu o trieno em duas atividades técnicas. A primeira em campo reduzido com enfrentamentos no centro do campo e finalizações. Na segunda parte, os jogadores foram divididos em duas equipes, o time com colete era formado por 12 atletas: Paulo Victor, Léo Moura, Bressan, Walter Kannemman e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Kaio, Luan, Arroyo e Fernandinho; Beto da Silva.
O goleiro Marcelo Grohe, o volante Ramiro e o lateral direito Edílson devem ser poupados. O centroavante Lucas Barrios também deve ser ausência. O jogador estava defendendo a seleção paraguaia e vai se juntar ao grupo no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. O volante Cristian, que teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ainda é dúvida para a partida. O zagueiro Pedro Geromel e o lateral esquerdo Marcelo Oliveira seguem em recuperação de lesão. A tendência é que os dois fiquem aptos para atuar contra o Botafogo na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro.
Na manhã desta quinta-feira, o Grêmio faz mais uma atividade em Porto Alegre, no CT Luiz Carvalho. Pela tarde, o grupo viaja para o Rio de Janeiro. No sábado, às 18h (de Brasília), o Tricolor Gaúcho encara o Vasco da Gama, no Estádio São Januário, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida vai ocorrer com os portões fechados.