A punição anunciada na quarta-feira ocorreu por causa da invasão ao gramado da Arena Grêmio por parte de sua filha, Carol Portaluppi, ao término do jogo contra o Cruzeiro, pela semifinal da Copa do BrasilO clube, porém, conseguiu já na última quinta obter no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) um efeito suspensivo que o permitirá atuar em sua casa no duelo que definirá o campeão da Copa do Brasil.
Ao falar sobre o assunto, Renato Gaúcho afirmou que não sabia que sua filha não poderia ter entrado no gramado da Arena Grêmio para comemorar a classificação à decisão da competição, mas se desculpou pelo episódio, assim como evitou criticar a punição inicial aplicada pelo STJD.
"Em respeito ao presidente do STJD, que admiro, uma pessoa que respeito, em respeito ao presidente (do Grêmio), ao departamento jurídico, prefiro não responder por oraPrefiro ficar calado e agradecer as mensagens (de apoio ao treinador) que foram colocadasNão é que me arrependa ou não, não sabia dissoEra minha filhaSe errei, peço desculpas a todosFoi um gesto com a minha filhaNão levei um torcedorEra minha filha que procurei curtir em uma classificação heroicaNunca pensei em condenar o clube que eu trabalho, do meu coraçãoUma infelicidade minha de repente, pensei que poderia, mas não pensei que ia tomar proporção tão grande
Por causa do episódio, o Grêmio ainda foi multado em R$ 30 mil pelo STJD e Renato chegou a revelar que alguns torcedores do time brincaram com ele ao dizer que o valor teria de ser desembolsado pelo próprio treinador, que indiretamente comemorou o fato de o time ter assegurado o direito de jogar em casa no confronto de volta da final"Se alguém tiver que tirar o título, vai ser nas quatro linhas", ressaltou.
Já ao comentar o empate com o São Paulo que deixou o Grêmio com 50 pontos na oitava posição do Brasileirão"Não foi um grande jogo, acredito que o São Paulo esteve melhor que o Grêmio no primeiro tempo, no segundo acredito que o Grêmio foi melhorO resultado foi justo, foi muito bom porque ficar a dois pontos do G6 era importanteQueríamos conseguir um pontoConseguimos", destacou.