Uma pesquisa realizada em conjunto entre Opus e Estado de Minas, divulgada nesta segunda-feira (26), teve o Flamengo citado como um dos maiores rivais de Atlético-MG e Cruzeiro.
Os pesquisadores perguntaram a atleticanos e cruzeirenses com quem eles nutriam maior rivalidade. A resposta mais comum foi a disputa local: 91% dos torcedores do Galo escolheram a Raposa; 94% dos amantes do Cruzeiro escolheram o Atlético.
O Flamengo, porém, foi o segundo mais citado entre as duas torcidas. Para 8% dos atleticanos, o rubro-negro é o maior rival do clube. Dentre os cruzeirenses, 2% citaram o time carioca.
+3%uFE0F%u20E3 no Brasileirão. Vamos por mais!
— Flamengo (@Flamengo) June 26, 2023
%uD83D%uDCF8 Gilvan de Souza / CRF#VamosFlamengo #CRF pic.twitter.com/UjiZiaiU05
A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 8 de maio com 400 pessoas que votam em Belo Horizonte.
Atlético tem pequena vantagem sobre Cruzeiro em número de torcedores
Um outra parte da pesquisa mostrou quem tem maior torcida em BH: o Atlético liderou por pouco, com 38%, contra 37% do Cruzeiro.
Os números representam um empate técnico, já que o estudo tem margem de erro de cinco pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
O América ficou em terceiro, com 1% dos entrevistados. A soma de torcedores de outras equipes foi de 3%. Ainda houve 22% que não escolheram nenhum time.
Rivalidade entre Atlético e Flamengo é antiga
As torcidas de Atlético e Flamengo nutrem uma rivalidade histórica, entre as maiores do Brasil a nível interestadual.
Em 1980, os times disputaram a final do Campeonato Brasileiro. A decisão, que colocou o time comandado por Reinaldo frente ao time comandado por Zico, acirrou uma rivalidade que se estendeu nas décadas seguinte. O rubro-negro foi campeão à época.
No ano seguinte, pela Libertadores, mais uma vez as equipes se encararam. Os atleticanos se revoltaram contra o árbitro José Roberto Wright, que expulsou jogadores do clube. O Flamengo levou a melhor e conquistou a América naquele ano.
Recentemente, em 2022, os dois clubes decidiram a Supercopa do Brasil. O Galo ganhou nos pênaltis por 8 a 7, após um empate em 2 a 2 no tempo normal, e ficou com o título.